Quando Voltares Para Mim Margarida Rebelo Pinto

Nunca tinha lido nenhum livro da Margarida Rebelo Pinto. Já tinha ouvido falar muito da autora, para o bem e para o mal, e por isso a curiosidade aumentou. Para as românticas incuráveis, os títulos são sempre sugestivos e este último livro não é excepção.

“Quando Voltares Para Mim” é um conjunto de cartas/emails entre amigas a falar sobre os homens. Acho que é impossível, para qualquer uma de nós, não nos identificarmos a certo ponto com situações românticas (de sucesso ou desastrosas) e tipos de homens relatados no livro.

Para além da troca de ideias e confidências, a principal história é a da Matilde e do Vicente. Ela, perdidamente apaixonada por ele, queixa-se por ele chegar quando quer e desaparecer até lhe aparecer voltar. A ausência não mata mas mói, e mesmo os corações mais resistentes acabam por desistir.

Especialmente depois do último romance que tive, e que terminou de forma desastrosa, não pude deixar de me identificar muito com a Matilde. Capaz de enfrentar o mundo por uma pessoa e uma relação que só faz sentido para nós, mas a força também fraqueja e uma mulher que baixa os braços de vez, já dificilmente é demovida dessa decisão que voltou a tomar.

A questão que fica em aberto até ao fim é se o Vicente abre os olhos a tempo, ou se a Matilde toma a decisão que todas achamos evidentes. E, no meio disto, as personagens são de todas as idades e reflectem ideias não só sobre relações, mas sobre uma postura diferente e mais optimista perante a vida.

Apesar de me ter identificado, em alguns momentos, com as personagens, confesso que não é o meu estilo de leitura. Nem é por ser demasiado light porque, convenhamos, o light às vezes sabe bem para as idas à praia ou, simplesmente, para desanuviar a cabeça. Foi o formato de “cartas” entre amigas que não me convenceu. Preferia uma narrativa mais corrida, mas tem a ver com gosto pessoal. Não sei se a Margarida Rebelo Pinto escreve sempre assim, ou se tem outro tipo de estrutura nos seus livros, mas fico à espera de recomendações.

Ainda assim, para quem gosta deste estilo e procura um romance de leitura fácil e descontraída, aqui está ele.

PVP: Aproximadamente 15€ (ou 13,50€ com o desconto de cartão FNAC).