presentes-para-atletas

Bem-vindos a mais uma Healthy Mondays! Estamos sensivelmente a um mês do Natal. Para quem gosta de oferecer prendas nesta altura, começa a fazer sentido prepará-las com alguma antecedência. Hoje, venho-vos ajudar na escolha de prendas que se relacionem com um estilo de vida mais activo e saudável, sugerindo alguns gadgets e equipamentos de treino.

1 – Balança “Smartscale”
Não se trata de uma simples balança – para além de vos indicar o vosso peso, também vos permite saber as percentagens de gordura, massa muscular e água.
É, sem dúvida nenhuma, uma excelente ajuda para conhecerem o vosso progresso e saberem o quão rapidamente estão a perder gordura e/ou ganhar massa muscular, por exemplo.

2 – Cardiofrequencímetro – H7 Heart Rate Sensor, Polar
Na minha opinião, monitorizar a frequência cardíaca é fulcral para a otimização do treino de um atleta. No entanto, esta importância também é aplicável a quem apenas pratica atividade física por lazer ou pela procura de um estilo de vida mais saudável.
A vossa frequência cardíaca durante o exercício é um excelente indicador da intensidade do mesmo. Logo, se a conseguirem monitorizar ao longo do vosso treino poderão controlar o quão intenso este é.
Descarregando a aplicação da Polar para o vosso telemóvel, tablet ou smartwatch conseguirão saber sempre o quão intenso estão a treinar e se devem, ou não, aumentar essa intensidade.

3 – Ténis
Porque não é de botas nem galochas que vamos treinar neste inverno – um bom calçado é importante não só para a prevenção de lesões, mas também, já a Bárbara diria, para ter motivação para treinar.
A diversidade e especificidade do calçado desportivo é enorme e deve, sempre que possível, ser adaptado ao tipo de atividade física que praticam e às vossas necessidades individuais.

4 – Fitness Tracker (Fitbit)
Muito na onda de adotarmos um estilo de vida mais ativo e saudável, os Fitness Trackers permitem-nos monitorizar vários aspetos do nosso dia-a-dia que podem contribuir no combate ao sedentarismo.
Algumas das funcionalidades destes aparelhos são:
• Contador de passos e distâncias percorridas;
• Controlo das Frequências Cardíacas – em exercício e em repouso;
• Estimador do dispêndio energético;
• Notificações para aumentar a atividade física;
Como vêm, estes aparelhos, que geralmente se usam como um relógio conectado aos vossos telefones, computadores e/ou tablets, ajudam bastante na procura de um estilo de vida ativo. O contador de calorias é excelente para quem garantir a eficácia do seu regime de perda de peso, tal como as notificações quanto à atividade física.
Atualmente, estes aparelhos conseguem até avaliar a qualidade do vosso sono, apresentando-vos recomendações diariamente para que otimizem o vosso repouso.

5 – Auriculares
Adoro ouvir música enquanto treino. Diria até que a música tem um papel fundamental na minha motivação para treinar mesmo nos dias de maior fadiga e maior vontade de ceder ao sofá e à cama. E tenho a certeza que não sou o único que partilha desta opinião.
No entanto, nem sempre é possível utilizar os auriculares sem que estes caiam durante a execução de alguns movimentos.
Para isto, existem duas soluções:
• Auriculares sem fios, geralmente ligados via Bluetooth.
• Auriculares desportivos, com um design especial de forma a não caírem tão facilmente enquanto treinamos.