Dias Verdes IKEA

Todos sabemos a importância de dar primazia a marcas que apoiem causas sustentáveis. Afinal, o planeta é de todos e cabe a nós cuidarmos dele. Quanto mais responsáveis forem as nossas escolhas, melhor. E não há descupas. A IKEA é uma das marcas que se tem vindo a afirmar neste campo, e por isso merece toda a minha/nossa atenção.

Há detalhes que fazem a diferença e, dia a dia, um por um, podemos fazer também nós essa diferença no mundo. Quero acreditar nisso, porque é realmente muito fácil. Por isso, não pude deixar passar em branco algumas das iniciativas da IKEA , que criou a semana dos “Dias Verdes“, uma campanha de sensibilização para todos nós.

Por exemplo, sabiam que 25% dos alimentos que compramos vão para o lixo? No meu caso, possivelmente, até mais. É por isso cada vez mais importante, também para a nossa saúde, usarmos as chamadas “marmitas” e reaproveitarmos os restos. Sobrou do jantar? Podemos levar para o almoço no dia seguinte! Abaixo algumas sugestões de recipientes/lancheiras:

Outra coisa que acho particularmente importante é a questão da luz. Estou sempre a apagar as luzes em minha casa. Se saio de uma divisão, desligo as luzes e a televisão. Mas há outra coisa que faço também – comprar lâmpadas LED. Este tipo de lâmpadas consome até 85% menos energia do que as lâmpadas incandescentes e duram até 20 anos. Assim, para além de poupar energia e durar muito mais tempo, ainda me ajuda a mim a poupar uns trocos na factura da electricidade (que, by the way, não é propriamente barata!).

Se estas temáticas vos interessam, aproveitem esta semana para ir à IKEA fazer algumas compras ecológicas, uma vez que lá encontram vários descontos nestes produtos. Não deixem também de conhecer outras iniciativas da IKEA durante esta semana:

– Teresa Chambel, Diretora da revista “Jardins” e autora do livro “Um Jardim dentro de Casa”, vai mostrar como podemos trazer a sustentabilidade para o nosso dia-a-dia, sem precisarmos de um jardim, um terraço ou uma varanda, no workshop “Horta na minha Casa” (IKEA Matosinhos 2 de junho, às 19h00; IKEA Alfragide 4 de junho, às 16h00 e IKEA Loures 5 de junho, às 11h00).

– Iara Rodrigues, nutricionista e apresentadora de televisão, vai dar sugestões para uma alimentação mais saudável (IKEA Loures 4 de junho, às 16h00; Alfragide 5 de junho, às 11h00), e a chef Mafalda Pinto Leite, do blog ‘Dias com Mafalda’ (Matosinhos 1 de junho, às 19h00 e Braga 2 de junho, às 19h00).

– Durante esta semana, nas lojas IKEA, os mais pequenos vão ser desafiados a fazer um peddy-papper amigo do ambiente. Ao longo do percurso da loja, vão aprender mais sobre sustentabilidade, completando um mapa e recebendo uma surpresa no final.

– Descubram também a ANVÄNDBAR, a coleção mais amiga do planeta, repleta de produtos feitos em materiais naturais.