Há uns anos, experimentei um conceito de sumos detox que estava (e ainda está, na moda). Mas pensar em beber apenas sumos durante 2 ou 3 dias é algo que, para mim, não resulta. Especialmente se já vierem feitos e tiver de me sujeitar ao sabor que, nem sempre, é o mais agradável. Eu cá gosto e preciso de trincar. De comida com substância. Pode ser psicológico mas preciso de mastigar comida para me sentir saciada.

No entanto, reconheço que o nosso organismo pode beneficiar de momentos de detox. Há sempre alturas em que exageramos e ingerimos demasiada “porcaria”. Nessa altura, o corpo ressente e é uma excelente altura para o tentar compensar através de um detox. Mas, para mim, e como vos disse antes, tem de ser algo que não me obrigue a ficar a líquidos.

Isso leva-me ao plano detox do Celeiro. Como não há nada que tenha comprado ou experimentado no Celeiro que não seja bom, sabia que este plano detox tinha tudo para correr bem. Ainda assim, pensar numa dieta líquida durante alguns dias estava fora de questão. A acordar às 5h30, com treinos quase diários e sempre a andar de um lado para o outro, não me permite sujeitar a algo do género. Felizmente, o Celeiro pensou em pessoas como eu e o seu plano detox, que inclui os seus sumos detox, não obriga a uma dieta líquida. YEY!

No fundo, é um plano de refeições saudáveis ao longo do dia, com destaque para a forte presença de legumes e dos seus sumos detox em momentos-chave do dia. São, ao todo, seis sumos detox, cada um com uma composição diferente e, portanto, para objectivos diferentes. No que consiste este plano detox? Vamos lá ver.

Dia 1

Dia 2

Plano Detox do CeleiroÉ fácil perceber que os sumos detox do plano detox celeiro se enquadram bem num regime alimentar mais saudável e, de todo, nada extremista. Em relação aos sumos, aqui ficam mais pormenores sobre cada um:

  • Berries Mix (vermelho): rico em flavonoides – antioxidantes que protegem a pele
  • Veggies Mix (verde): rico em clorofila – estimula o sistema imunitário e as células
  • Mango Mix (amarelo): fornece vitamina C e bioflavonoides, que estimulam o sistema imunitário
  • Carrot Mix (laranja): rico em cartenoides – antioxidantes e beneficiam o sistema imunitário, a saúde da pele e da visão
  • Beetroot Mix (roxo): rico em ácido elágico, resveratrol e betaína – propriedades antioxidantes e de prevenção cardiovascular

Fiz uma adaptação deste plano detox de dois dias porque, na verdade, detesto legumes cozidos. Portanto, bastou-me alterar os legumes cozidos por legumes crus (salada, sobretudo). No que diz respeito aos sumos, o de cenoura é o meu preferido e já fui comprar mais algumas unidades. Fresco sabe muito bem e é óptimo para beber na praia (#ficaadica).

Não é um desafio muito complicado. São dois dias onde há comida de consistência e com sabor, apenas há uma redução dos hidratos de carbono como o pão, massa, arroz e batata, bem como da carne e do peixe.

Recomendo que façam o teste, especialmente depois daqueles dias mais agitados. Vou voltar a fazer estes dois dias na próxima semana, depois de passar o fim-de-semana fora e em festa. O corpo agradeceu da primeira vez e de certeza que vai agradecer na próxima!