Bem, a Páscoa é o desafio final antes do Verão, e é aquele onde nos vamos sentir mais culpadas porque comemos demasiados chocolates e a balança acusou o desatino. Eu pessoalmente tenho a sorte de não ser a maior apreciadora de chocolates, e conto pelos dedos de uma mão os chocolates que gosto. Mas, por outro lado, adoro comer e vou passar a Páscoa a casa da minha avó que, por seu lado, adora cozinhar.
Vai ser um hell of a challenge, mas vou mesmo ter de fazer os possíveis e impossíveis para resistir à tentação e contrapôr a balança da maneira que puder.

É por isso que andei a ver e a pensar de modo a criar esta lista de 10 truques para sobreviver na Páscoa sem engordar:

 ♥ Entradas
As entradas são sempre uma perdição mas, se começarem com uma salada, irá ajudar a encher o estômago mas com comida saudável.

 ♥ Carnes
Fujam das carnes vermelhas. Apostem nas carnes brancas e, se possível, cozidas ou grelhadas com poucos molhos.

 ♥ Acompanhamentos
Os hidratos de carbono em excesso são a maneira mais fácil de ganhar peso. Por isso, é deixa-los de fora da refeição e apostar nas saladas. Acompanhem apenas com uma colher de sopa de arroz, massa ou batata. Evitem, também, consumir hidratos ao jantar, e isso inclui também o pão.

 ♥ Sobremesa
Este é o calcanhar de Aquiles de muitas pessoas e, resistir a uma boa sobremesa, é sempre complicado, sobretudo numa altura em que a mesa está recheada de bolos e chocolates. No entanto, façam uma salada de frutas e desfrutem de uma sobremesa light. Podem também comer gelatina, que tem muito poucas calorias.

 ♥ Repetir o prato
Não repitam o prato! Quando se servirem, encham o prato com as doses certas e não repitam. Repetir seria apenas por gula e correm o risco de ficar com a sensação de enfartamento, típica de quando se come em excesso.

 ♥ Precaver
Se já sabemos que vamos cometer alguns excessos nos dias de Páscoa, o melhor é sempre prevenir e começar a pensar nisso com alguns dias de antecedência e fazer, nos dias anteriores, uma contenção calórica.

 ♥ Exercício
Convidar alguém da família para ir dar uma corrida ao final do dia, ou andar de bicicleta. O exercício físico é a melhor maneira de perder peso e pode tornar isso algo divertido se conseguir convencer a família a faze-lo em conjunto.

 ♥ Os chocolates e o frigorífico
Se o chocolate tiver frio, acabamos por comer menos. Isto porque demora mais tempo a derreter na boca.

 ♥ Depois da refeição
Para que não nos deixemos abater pela ansiedade dos chocolates (sabemos que custa ver os outros a comer e nós ficarmos a olhar), comamos um quadradinho de chocolate ou uma ou duas amêndoas depois do almoço.

 ♥ Quantidades
Se não quer engordar, é fundamental que, agora mais do que nunca, tenhamos atenção à quantidade de chocolate que consumimos por dia. O ideal seriam apenas 30 gramas por dia, o que equivale a um bombom ou quatro quadrados de uma barra de chocolate. Vejam, também, as calorias das amêndoas que compraram para terem uma noção das calorias que estão a ingerir.