Os livros que andei a ler este Verão

Já há muito tempo que não aproveitava cada bocadinho livre para ler. Este Verão segui as sugestões da Helena Magalhães e já li quatro livros. Agora que vou viajar sozinha, e vou ter muitas horas de avião para me entreter, sei que ainda devo ler mais dois ou três mas, até agora, estou muito contente com as minhas escolhas.

Os livros que andei a ler este Verão são todos do mesmo género: houve um crime e há que resolvê-lo, sendo que o desfecho é sempre meio imprevisível. Não estou em fase de romances nem de livros espirituais por isso estes “thrillers” têm sido os meus fiéis companheiros.

INTO THE WATER

Livro "Into The Water"Este foi o primeiro livro que li este Verão, porque era aquele que já conhecia o título e que tinha muita curiosidade. Na terrinha onde se passa a história, há um lago onde muitas mulheres se suicidaram (ou terão sido assassinadas?) ao longo da história, especialmente por poderem estar relacionadas com bruxaria. Mas a história centra-se no possível suicídio de uma escritora que estava a escrever um livro precisamente sobre o lago e sobre as mulheres que lá morreram. A única família que deixou foi a filha adolescente e a irmã, que deixou de lhe falar há muitos anos. Será que foi suicídio? Será que foi homicídio? Mas quem será a pessoa responsável pela morte dela?

PEDIDO DE AMIZADE

Livro "Pedido de Amizade"Todos nós sabemos que o bullying nas escolas secundárias é uma realidade cruel. O “Pedido de Amizade” é uma história contada no presente mas com muitos flashbacks ao passado. No final da década de 80, quando a narradora ainda era adolescente, uma miúda nova na escola morreu no seguimento de uma festa. Bem, pelo menos toda a gente assumiu que ela morreu até que, na véspera de um encontro de faculdade quase 30 anos depois, a narradora recebe um pedido de amizade da mesma rapariga que tinha morrido. Começa a receber mensagens assustadoras, a sentir-se vigiada e a correr perigo de vida, até que nos faz perceber porque motivo a rapariga “morta” andaria atrás dela. O que ela lhe fez no secundário pode ter repercussões no seu presente…

A NAMORADA

Livro "A Namorada"Eu cá nunca tive problema nenhum com as minhas sogras e sempre adorei todas elas mas, neste livro, voltamos aos estereótipo de que sogras e noras nunca se dão bem. O seu filho começa a apaixonar-se por uma rapariga de origens humildes e, depois de ter perdido uma filha em bebé, a mãe fica verdadeiramente entusiasmada por poder encontrar na namorada do filho uma substituta para a sua perda. No entanto, o seu sexto sentido começa a alertá-la para algo de muito estranho. Por outro lado, a namorada do filho, embora apaixonada, vê no rapaz a oportunidade que sempre procurou de sair “do buraco” e viver uma vida de luxo. Neste livro percebe-se bem o instinto de mãe e o que ele pode originar, bem como aquilo que uma pessoa demasiado ambiciosa e obsessiva pode ser capaz.

UM DE NÓS MENTE

Livro "Um de Nós Mente"Simon armou-se em “Gossip Girl” e criou um site de mexericos onde exuvalhava toda a escola. Subitamente, morre misteriosamente durante um castigo. Na mesma sala encontravam-se apenas mais quatro alunos e tudo indica que um deles será o responsável. Depois da morte desse rapaz e de estarem os quatro sob suspeita, começamos a perceber que cada um desses quatro alunos (cada um correspondendo a um estereotipo básico do liceu) tem segredos que quis evitar que fossem revelados. Um deles mente, mas qual foi o responsável pela morte de Simon? E quais os segredos que cada um esconde?