Receita Oopsie

Devido à Dieta dos 3 Passos, a minha alimentação sofreu profundas alterações nas últimas semanas. Uma delas passou pela quase que extinção dos hidratos de carbono que, aos poucos, serão restituídos na minha alimentação – com o devido cuidado e restrições.

Por isso, tive de pesquisar e pôr em prática algumas receitas mais saudáveis, onde apenas fossem incluídos os alimentos permitidos na minha dieta. Uma dessas receitas, que eu até já andava a querer experimentar há algum tempo, foram os Oopsies

No mundo do fitness e da comida saudável, os Oopsies são um daqueles tesourinhos que, de tão bons, saudáveis e fáceis de fazer até mereciam um prémio. A nutricionista Rita Simões, que me está a seguir com a Dieta dos 3 Passos na Body Concept do Saldanha é que me deu a receita que eu, entretanto, até adaptei e simplifiquei (porque vocês sabem que eu sou muito preguiçosa).

Para uma dose que vai até 12 Oopsies, tudo o que vão precisar é de:

  • 3 ovos
  • 90g de philadelphia light ou qualquer outro quejo creme light (dizem que também podem usar iogurte grego ou queijo quark em substituição)
  • sal qb

Receita OopsieA receita dos Oopsies é a coisa mais simples deste mundo, que eu fiz com a ajuda da Bimby:

  1. Pré-aquecer o forno a 180º
  2. Separar as 3 claras das 3 gemas
  3. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal (na Bimby, 1 minuto por cada clara – neste caso, 3 minutos na velocidade 3,5)
  4. Misturar as 3 gemas com as 90g de Philadelphia Light
  5. Misturar as claras em castelo com a mistura das gemas e da Philadelphia, até ficar homogéneo
  6. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e começar, com uma colher, a fazer círculos com a mistura
  7. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos ou até ficar dourado

Receita Oopsie Receita Oopsie Receita Oopsie Receita Oopsie Receita Oopsie Receita OopsieNo final, retiro do forno e, quando arrefecem, guardo numa caixa hermética no frigorífico.

É perfeito para fazer “sandes” com queijo Philadelphia e fiambre de frango ou perú, algo que agora estou a fazer todos os pequenos-almoços. Sem saber muito bem como descrever o sabor dos oopsies, posso-vos dizer que o sabor é menos intenso que o dos ovos e que me faz sempre dizer que sabe a “nuvem”, signifique isso o que quer que seja.

Podem sempre personalizar a gosto, colocando pimenta, ervas, sementes e tudo aquilo que acharem que vos sabe bem. Há até quem use a receita para fazer base de pizza, imaginem – saudável, claro!

Quanto a mim, que sou uma verdadeira azelha na cozinha, posso-vos dizer que acertei à primeira e que o resultado é delicioso – e sabe ainda melhor por saber que tem pouquíssimas calorias!

Receita Oopsie Receita Oopsie Receita OopsieJá experimentaram os oopsies? Quais são as variações que sugerem? E que outras receitas do género podem partilhar com quem está a cortar os hidratos de carbono?