Granola Martilicious

Desde que comecei a ter noção do meu corpo e a perceber que precisava de emagrecer, soube que precisava de cortar no pão. Comia pão a toda a hora, e sempre que me apetecia, tal como massa e arroz ao almoço e jantar. Que é como quem diz: usar e abusar de hidratos de carbono. E foi por isso que cheguei, em tempos, a conseguir cortar com os hidratos mas a minha missão durou apenas uns míseros 15 dias. É certo que perdi cinco quilos nessas duas semanas, sem recorrer a exercício físico, e que nunca passei fome, mas depois veio um conjunto de situações que me fizeram pensar: “Ah, perdido por cem, perdido por mil”. E lá se foi tudo à vida.

Mas o meu objectivo era, passados esses quinze dias ou um mês, retomar a ingestão de hidratos de carbono lentamente, e isso passava por introduzir um pequeno-almoço com iogurtes magros e cereais: aveia, linhaça, centeio, sementes de girassol e chia. Isso é o que tenho tentado comer agora, nas últimas semanas, mas às tantas enjoa e não gosto muito do facto de esses cereais ficarem moles. E foi assim que me fizeram conhecer a granola, feita em casa pela Martilicious Food.

Granola MartiliciousPara quem não conhece, a Martilicious Food é a página da Marta que, carinhosamente, todos os dias partilha connosco não só os seus produtos, mas algumas receitas caseiras com fotografias cuidadas e tão apelativas que me deixam com vontade de experimentar tudo aquilo que ela partilha. E estava então eu a dizer que foi aí que descobri a granola, e que me fez lembrar do Muesli (que eu adoro mas que sempre me disseram que era muito calórico) pelo seu ar crocante e estaladiço, exactamente aquilo que gosto para misturar com os meus iogurtes.

Depois de uma amiga minha ter experimentado a granola de chocolate da Martilicious, decidi experimentar também porque me dá um grande conforto saber que é tudo feito em casa, por ela, sem aditivos nem conservantes. Para além disso, dentro das opções da Marta, há várias que me agradam, tendo decidido começar pela mais básica, a simples, para me “ir adaptando”.

Granola MartiliciousA granola é incrivelmente estaladiça, com um travo a canela delicioso, e fica perfeita com uma mistura de frutas e iogurte. Estou a controlar-me para não comer a granola toda à colher – estou a tentar impedir o meu irmão de o fazer porque ele também adorou – porque sabe bem só por si, sem juntar com mais nada. Para além disso, vai ser perfeita para fazer os “jarros” para levar para o lanche (juntar, por camadas, iogurte, frutas e granola) quando não estou em casa.

Podem encontrar a Granola Martilicious Simples, com Sultanas, de Avelãs e Arandos, de Chocolate ou, se preferirem (e uma excelente opção!) sem glúten com Sultanas, de Chocolate ou Côco (que vai ser a minha próxima encomenda), através do email da Martilicious (martiliciousfood@gmail.com) e ir acompanhando algumas das suas dicas no Facebook e no Instagram.

Quanto a mim, vou-vos mostrando também os pratos deliciosos que vou fazendo com esta granola, e agradeço as vossas dicas de receitas com este tipo de alimentos.