Ritual Refirmante The Body Shop

Chegou o calor. Após alguns dias de hesitação em se instalar de vez, o Verão parece mesmo ter vindo para ficar. Até aqui, tudo bem. Já estava farta de chuva e de frio e os dias compridos, e de sol, deixam-se sempre muito mais feliz e bem disposta. Estava a precisar deste regresso.

Mas o calor leva-nos a mostrar mais a pele para nos refrescarmos. Quando os primeiros dias de calor chegaram e quis vestir um vestido e calções, apercebi-me que a minha pele estava seca. Muito seca. Afinal, no Inverno, desvalorizei a hidratação do corpo porque, na verdade, andava escondido. Bem sei que devemos hidratar todo o ano, todos os dias, mas sou muito preguiçosa.

Por isso, quando a The Body Shop me enviou dois dos seus novos produtos, obriguei-me a experimenta-los imediatamente. Estava a precisar de algo potente para compensar os meus erros, e estava na esperança que o tivesse encontrado. Não me enganei.

A linha Spa of the World já me tinha conquistado antes e elevado as minhas expectativas em relação a esta marca que já me é tão querida, não só pela qualidade dos produtos que nos apresenta como, e acima de tudo, pelo conceito de sustentabilidade que se tornou um alicerce fundamental para a The Body Shop. Sim, é importante apoiarmos marcas que não testam em animais, que se servem do Comércio Justo e que lutam diariamente pela protecção do meio ambiente. Um bem haja à The Body Shop por tudo isto. Entretanto, cada vez que reforçaram a linha Spa of the World, foram superando expectativas.

Desta vez, lançaram o ritual “Refirmante”, que sucedeu ao Supremo, Relaxante e Revitalizante. Estes rituais de beleza assentam em princípios diferentes e, como tal, também os seus ingredientes, fragrâncias e texturas vão mudando, adaptando-se a diferentes necessidades.

Deste ritual tive a oportunidade de experimentar o esfoliante de grainha de uva e o creme refirmante de café da etiópia, e é sobre eles que vos venho falar hoje.

Esfoliante de grainha de uva

Ritual Refirmante The Body Shop Esfoliante de grainha de uva

Este tipo de rituais de beleza começa, normalmente, no banho. Sabemos que esfoliar a pele regularmente é importante para remover impurezas e células mortas da nossa pele. Desta forma, estamos a preparar a pele e a torna-la mais receptiva a qualquer produto que se lhe siga, ampliando a sua eficácia.

Como o seu nome indica, este esfoliante é feito a partir das grainhas das uvas. Após ler em alguns sites informação sobre o poder antioxidante da uva (mesmo apesar de ser uma fruta bastante calórica), experimentei fazer sumo de uva em casa, com grainha. Havia até quem recomendasse que ao domingo, ou no único dia da semana em que ficamos mais na ronha, dispensássemos todo e qualquer alimento sólido e bebêssemos apenas o sumo de uva: uvas trituradas com grainha e misturadas com água. Apenas isso. O resultado era um detox onde o sistema digestivo purificava. Eu experimentei e, acreditem, o corpo começa a expulsar muita porcaria. Tudo isto para vos dizer que as uvas têm um elevado poder antioxidante devido ao seu teor em polfenois que, em conjunto com o açúcar orgânico, vão “revigorar, esfoliar e refinar a pele”. Ainda é muito cedo para falar nisso mas é certo que, devido ao açúcar, a esfoliação é mais intensa e ajuda a estimular a circulação sanguínea (o que é bom para a celulite).

Ritual Refirmante The Body Shop Esfoliante de grainha de uva

Como gosto de esfoliantes onde sinto os grãos em acção, adorei a actuação do French Grape Seed porque me deixa a pele logo muito suave. No entanto, devido a esta sua textura, apenas o uso uma vez por semana, para que não seja demasiada fricção na minha pele.

Este produto tem uma fragrância bastante fresca e cítrica como, aliás, o prometem todos os produtos deste ritual. E, para mim, que no Verão gosto de cheiros assim frescos e leves, é o ideal.

Creme de corpo refirmante

Ritual Refirmante The Body Shop Creme de corpo refirmante

O creme de corpo deste ritual é, também, qualquer coisa de fantástico. O seu principal ingrediente é a cafeína, proveniente do chá verde orgânico da Etiópia. Quem faz dietas certamente conhece o poder do chá verde e da sua composição de cafeína para ajudar na perda de peso. Aqui, é usado para actuar directamente na pele e, assim, torna-la mais firme e refinada.

Tal como no caso do esfoliante, é cedo para falar sobre o seu efeito em termos de pele refirmada, até porque tenho trabalhado a minha alimentação e o meu corpo de outras formas, e penso que os resultados estão a ser fruto de um esforço geral, e não de apenas um produto. No entanto, há efeitos que reparo e que tenho de partilhar.

Primeiro, a sua textura. Sendo um creme feito a pensar no Verão, a sua textura é menos espessa que os cremes de Inverno. É bastante fácil de espalhar, ao contrário de outras manteigas corporais da marca e, só por isso, para mim é um ponto positivo extra. Outro ponto a favor é o facto de não deixar a pele pegajosa e secar em segundos.

Melhor do que tudo isto é o facto de, efectivamente, hidratar bastante a pele. É possível sentir a pele confortável, suave e hidratada durante várias horas (diria que quase o dia inteiro), bem como a fragrância cítrica e muito veranesca.

Conclusões

Ritual Refirmante The Body Shop

A mistura sensorial da utilização destes dois produtos é fantástica. É, sem dúvida, um ritual de beleza de luxo no conforto do nosso lar, e a linha Spa of the World é isso mesmo que oferece – um Spa em nossa casa.

Recomendo vivamente qualquer um destes produtos – ou, se possível, o conjunto – para vocês mesmas ou se procurarem um presente para alguém realmente especial. É importante que não nos esqueçamos de nos mimar a nós mesmas. No stress da vida, do trabalho e dos filhos esquecemo-nos de cuidar de nós, e bem merecemos.

E, para o Verão, estes são dois produtos que prometem ser indispensáveis. Mas é preciso começar a tratar da pele antes da exposição solar, porque uma pele bronzeada só é bonita se estiver bem saudável (e entenda-se hidratada), e durante a protecção solar, para compensar as agressões externas a que a estamos a expor.

Para além dos produtos da The Body Shop, gostava de vos pedir que assinem a petição contra os testes em animais. Esta petição está em vigor em todo o mundo embora em Portugal precisemos de recolher 40.000 assinaturas. Todos somos responsáveis e é nosso dever lutar pelos direitos de quem não se pode defender. Eu já assinei a petição e agora peço-vos a vocês que o façam e que partilhem, junto da vossa família e amigos, para que façam o mesmo.

ASSINEM A PETIÇÃO AQUI