Alegro Alfragide Óscares 2018Há uns anos, escrevia todos os dias para o Cinéfilos.tv. Nessa altura, o mundo da sétima arte era o meu dia-a-dia. Estava sempre atenta às últimas notícias e sabia de cor os novos títulos que iam estrear em breve. Era quase uma cinéfila feita. Mas a minha vida mudou muito e, apesar de adorar cinema, o tempo e disponibilidade que tinha para isso reduziu drasticamente.

Este ano, em particular, estou super atrasada no que diz respeito a ver todos os filmes nomeados para os Óscares (shame on me!). Mas, para além do compromisso de tentar ver o máximo de filmes nomeados até à noite de 4 para 5 de Março (a noite dos Óscares), este ano tenho um novo desafio.

Na noite dos Óscares, o centro comercial Alegro Alfragide vai ter o Cinema City aberto a todos aqueles que, como eu, queiram ver, num ecrã gigante, a transmissão da cerimónia.

Se este desafio, por si, já era bom, preparem-se que vem aí algo ainda melhor. Como, nos últimos meses, Hollywood tem sido palco de um movimento de apoio às mulheres, em Portugal vamos fazer o mesmo. Esta noite vai ter um cariz muito semelhante, na esperança de apoiar o Empowerment das mulheres portuguesas.

Para isso, quem vier nessa noite deve trazer uma peça de roupa que já não use para “doar à Dress For Success, uma organização internacional sem fins lucrativos criada em 1997, também com representação em Portugal, para promover a independência económico-financeira de mulheres com poucos recursos, através de programas de ajuda na obtenção e retenção de emprego”. Nas peças a doar, devemos ter isso em consideração – que sejam peças relacionadas com o ambiente profissional. Camisas, blazers e roupa informal serão o mais adequado.

Já nós, espectadores, amantes da sétima arte e cinéfilos, não teremos nenhum dress code relacionado com o glamour que se vive na red carpet de Hollywood. Eu vou lá estar, vou doar pelo menos uma peça de roupa e gostava muito de vos ver por lá e de poder conviver um pouco convosco. Quem sabe, encher o bandulho de pipocas enquanto tentamos adivinhar os vencedores.

O acesso à noite dos ÓSCARES do Alegro Alfragide é gratuito mas sujeito a inscrição aqui (http://alegro.pt/blog/detalhe/transmissao-oscares-2018). Inscrevam-se já para constar na lista de convidados à entrada da sala de cinema, com abertura prevista para as 23:30, com um pequeno cocktail (passadeira vermelha, champanhe e pipocas). 

Quem se junta a mim e ao Alegro de Alfragide nesta noite de Óscares e solidariedade feminina?