Setembro é uma excelente altura para mudarmos a nossa vida. É quando desligamos o chip das férias e regressamos à rotina. Seja no trabalho, nas aulas ou em ambos, devemos estar sempre no nosso melhor para receber novos desafios com a confiança que determina o sucesso.

E isso significa, por vezes, também, arrojar. Sairmos da nossa zona de conforto e experimentar coisas diferentes, marcantes, que exprimam a nossa atitude. Pode ser um prato diferente daquilo a que estamos habituados, um corte de cabelo ou experimentar uma actividade radical.

Durante as próximas semanas irei eu própria sair da minha zona de conforto. No que diz respeito à maquilhagem sou um pouco tradicional e, talvez por ser preguiçosa, não explorei muito certas tendências, cores e técnicas.

Usando apenas produtos da Mark, a linha de maquilhagem da AVON que tem vindo a conquistar as beauty junkies desde o seu lançamento, irei todos os meses realizar novos desafios de maquilhagem. Tal como eu, a minha amiga e também blogger Cristiana Rodrigues, do blog Salto Alto, irá fazer todos os desafios. Mas, como queremos alargar o impacto desta iniciativa, convidámos também cinco bloggers, todas elas muito diferentes, para se juntarem a nós e fazerem alguns dos vários desafios até ao final do ano.

AVON Movimento Mark

  1. Sara Branco, autora do blog Definitivamente São Dois: Mãe de dois gémeos lindos, tem uma energia contagiante e um espírito muito jovem e divertido. Vamos ver com ela como ser uma mãe cheia de presença. | Site | Facebook | Instagram 
  2. Ana Cravosa, autora do blog Ana na Suécia: É “Mãe” de XX cães, vegetariana e dona de um sorriso gigante sempre marcado por um batom colorido. Estamos ansiosas para ver como vai adaptar os seus looks. | Site | Facebook | Instagram 
  3. Lara Costa, autora do blog I Love Girly Things: Simpatia é com ela, bem como a paixão por tudo o que é feminino. Como será que vai responder aos desafios? | Site | Facebook | Instagram
  4. Cláudia Mendonça, autora do blog The Stylish Beauty: Apaixonada por beleza, vamos gostar de ver como vai adaptar o seu estilo mais clássico a uma atitude marKante. | Site | Facebook | Instagram
  5. Susana Ferro, autora do blog I Love Fita Métrica: A Su bem que parece uma modelo internacional – e acredito que um dia lá chegue. Até lá, vai mostrar-nos com o seu estilo como conjugar a maquilhagem com looks para o dia-a-dia. | Site | Facebook | Instagram

E, claro, ali no meio estamos nós – eu e a Cris!

AVON Movimento MarkE agora, finalmente, o primeiro de todos os desafios e que serve para vos introduzir ao Movimento Mark. Usando apenas nove produtos, fiz o meu primeiro look Mark que, como teria de ser, veio-me fazer reflectir mais uma vez sobre sair da minha zona de conforto na maquilhagem.

Comecei por analisar bem os produtos que tinha à minha frente e sobre as possibilidades que eles me ofereciam. Queria começar pelos olhos e, percebendo que apenas tinha uma sombra em lápis num tom azul metalizado, pensei que poderia adaptar os produtos. Já não é a primeira vez que o faço e, honestamente, às vezes resulta em looks muito giros. Afinal, quem não tem cão, caça com gato e o objectivo deste desafio é, precisamente, fazer-nos quebrar as regras. Pois então, sem regras!

Com o Duo de contorno, comecei a preencher a pálpebra. A cor iluminadora no canto interno do olho e na maioria da pálpebra, começando a fazer um degradé com a sombra mais escura do contorno, esfumando-a para dar a sensação de um smokey eye.

Agora que o básico estava feito, passei para a sombra metalizada. Adorei a cor assim que a vi, sabendo que ia demorar a habituar-me a ter uma cor tão viva nos olhos. Ainda assim, optei por aplicar a sombra, em lápis, na linha das pestanas em cima e por baixo, algo que raramente fiz nas minhas maquilhagens.

Terminei os olhos com a Máscara Big and Daring, em preto, que ampliou as minhas pestanas, separou-as e carregou-as de preto, sem colar. Mas, também para ultrapassar os meus hábitos, apliquei-a nas pestanas inferiores.

AVON Movimento MarkOs olhos só terminam quando tratamos também das sobrancelhas, right? Pelo menos estão mais na moda do que nunca e eu também já me vou habituando a tratar delas e a corrigir as suas falhas com maquilhagem. Com o Mark Duo para modelação de sobrancelhas preenchi, com um pincel preciso, as falhas nas minhas sobrancelhas, mais evidentes no canto interno. De seguida, apliquei-lhes a cera que vem neste conjunto.

Quando terminei os olhos, e porque terminara, então, a possibilidade de sujar a maquilhagem do resto do rosto com os pós das sombras, passei para a pele. Comecei por aplicar o Mark Smoothing Matte Primer para matificar a pele e prepará-la para a maquilhagem que se seguiria. Antes ainda de aplicar a Mark Base de maquilhagem matificante – que, ainda por cima, tem FPS15 – coloquei o Lápis para incorreções na cor verde, por cima de algumas zonas mais vermelhas do meu rosto (essencialmente nas bochechas), derivadas da minha rosácea.

AVON Movimento MarkA pele ficou, assim, mais lisa e com um aspecto mais uniforme e bonito, mas faltava qualquer coisa. Puxei do Mark duo de contorno para, na zona das bochechas, dar a sensação de ter um rosto mais fino. E, nos locais estratégicos, apliquei a sombra iluminadora para contrastar. Não sou ainda uma Kim Kardashian dos contornos mas, quanto mais pratico, mais me vou habituando a esta técnica. Como tudo na vida, é uma questão de prática.

E, para terminar o desafio, considerando que estamos ainda no Verão e o calor parece estar longe de se despedir de nós, finalizei com o Mark Magix HD, o maravilhoso pó solto que ajuda a selar a maquilhagem, a matificá-la, a evitar oleosidade e a prolonga-la.

E o resultado? Foi este!

AVON Movimento Mark

AVON Movimento Mark AVON Movimento Mark AVON Movimento Mark

Quanto aos produtos utilizados, foram os seguintes:

  • Mark pó solto HD
  • Mark lápis para correção de imperfeições, na cor verde
  • Mark batom para lábios em caneta, na cor Strawberry
  • Mark base de maquilhagem matificante, na cor Creamy Natural
  • Mark duo para modelação de sobrancelhas
  • Mark sombra Big Colour Lápis para olhos, na cor Surf
  • Mark primário para rosto
  • Mark Big and Daring, máscara para pestanas

Este foi o primeiro de vários desafios Mark que espero que acompanhem até ao fim. Alguns serão mais daring, pelo menos para mim, mas, acima de tudo, espero que seja um momento de aprendizagem e de muita diversão, não só para mim (enquanto experimento novas maquilhagens e saio da minha zona de conforto) mas também para vocês (com os passatempos e com a vossa interpretação dos desafios também).

Atrevam-se também a quebrar as regras da maquilhagem. Experimentem, arrojem, invistam em vocês e em potenciar os melhores traços do vosso rosto. Explorem novas técnicas de maquilhagem e ousem adaptar os produtos que mais gostam, usando as hashtags #MarkbyAvon e #MovimentoMark nas redes sociais!