Eu bem sei que o Verão é a altura dos casamentos, mas ultimamente parece que o meu feed de notícias do Facebook são só casamentos e bebés. Qualquer uma das opções me cansa só de pensar nas dores de cabeça que daí advêm. Quanto aos bebés, depois são aquela coisinha fofa que com um sorriso consegue desfazer as 1000 noites sem dormir, que o primeiro passo apaga todas as dores do parto e por aí fora. Felizmente que há ferramentas para atenuar a dor de cabeça dos noivos e tornar todo o planeamento mais fácil e uma delas é o site Zank You, sobre o qual já falei anteriormente.

Entretanto sofreu algumas mudanças, e eu fiquei particularmente curiosa com a lista de convidados do site, porque é bastante intuitiva e permite fazer uma gestão muito fácil e simples. E, do que acompanhei de algumas primas que se casaram nos últimos anos, esta é uma grande dor de cabeça dos noivos.

A primeira parte boa do site é que deixa exportar os contactos a partir do Gmail, MSN e Facebook o que poupa tempo porque escusamos de introduzir cada contacto individualmente, “à mão”. Depois, porque permite importar e exportar tudo em Excel, excelente para quando não temos Internet no momento mas queremos fazer alterações. Esse documento Excel pode ser partilhado entre quem estiver a organizar o casamento, sejam eles pessoas individuais ou empresas. Por outro lado, guarda o histórico de todos os emails enviados para os convidados, evitando a perda de informação e a repetição de envios, permitindo também criar convites virtuais e emails com layouts avançados.

Assim, e numa só ferramenta, quem estiver a organizar o casamento tem, online e offline, uma maneira simples de gerir as confirmações de presença (quando os convidados aceitarem ou recusarem os convites) e até mesmo de tratar da questão das mesas (que, pelo que me dizem, conseguir juntar pessoas em mesas de casamentos é uma dor de cabeça do outro mundo).

Há também quem use o Zank You para outro tipo de ocasiões festivas, como batizados e aniversário. Confesso que estou a pensar fazer um para o meu aniversário para juntar a informação do local (mapa, fotografias do espaço, contactos), para ter a lista de convidados e para que todos saibam quem vai (que dá jeito para as boleias), para fazer teasers antes da festa, para deixar sugestões de presentes, etc. Aqui fica um esboço do que estou a pensar – digam lá se não é uma ideia engraçada e diferente para gerir uma festa:

ZankYou