do que levar num voo de longa duração

Depois da primeira grande viagem que fiz, até ao México, percebi que deve haver todo um guia de sobrevivência. Mas, afinal, o que levar num voo de longa duração? É que, já que vamos estar tantas horas fechados num espaço com pouca bagagem, convém que seja a bagagem certa para tornar a viagem mais confortável.

A caminho da minha próxima viagem, que vai durar cerca de 8 horas, fiz então a minha lista do que levar num voo de longa duração:

  1. Água termal – Porque o ar condicionado seca muito a minha pele, não dispenso uma água termal para ajudar a hidrata-la e refresca-la.
  2. Soro Fisiológico – Da mesma forma que acontece à pele, também os olhos secam muito com o ar condicionado (especialmente quem usa lentes de contacto ou, como eu, fez a operação a laser). Como ver os filmes disponíveis no avião ainda parece piorar a coisa, ter um frasquinho de soro fisiológico é sempre uma boa opção.
  3. Hidratante labial – Ainda no mundo da beleza, não se esqueçam de ir colocando um batom hidratante. A pele dos lábios é muito sensível e precisa de muitos cuidados.
  4. Almofada para o pescoço – Acho que, mesmo que esteja realmente exausta, não consigo dormir sentada. Mas há quem o consiga. Por isso, uma almofada para o pescoço vai ser a melhor amiga de quem quer dormir no avião sem ficar com um torcicolo.
  5. Roupa confortável – Respeito toda a gente, mas não compreendo quem consegue fazer viagens de longo curso com roupa super justa e super aperaltadas. Para mim, a roupa confortável é o lema para me ajudar a tolerar melhor estar tantas horas sentadas. Não sei quanto a vocês mas, a mim, deixa-me o estômago sempre todo torcido e eu própria fico muito inchada (será da altitude?). Não há nada como umas leggings, uma camisola larga e um top por baixo para estar à vontadinha durante a viagem.
  6. Portátil, tablet e telemóvel – Nesta viagem, vou aproveitar para pôr algum trabalho em dia. Especialmente no regresso, vou começar logo a escrever os artigos daquilo que vi. Se tiverem trabalho que possam ir adiantando, ou se quiserem escrever um resumo daquilo que foi a vossa viagem, aproveitem para ter o portátil ou o tablet junto de vocês. Ou então, sempre podem ir vendo as fotografias e os vídeos que fizeram, ou até mesmo jogar. Na ida, é uma boa ideia aproveitarem para fazer um backup ao telemóvel e libertarem espaço para poderem tirar fotografias e filmar à vontade nas vossas férias.
  7. Um livro – Para o caso de não serem amantes de cinema, de não gostarem dos filmes que o avião tem disponível ou já os terem visto, um bom livro é uma forma maravilhosa de fazer o tempo passar sem se dar por ela.
  8. Snacks – Comprar algo para comer antes de entrar no avião é sempre mais barato do que dentro do próprio avião. Eu cá fico-me pelos frutos secos, um chocolate (para ele) ou bolachas. E água, claro!
  9. Muda de roupa – Porque são muitas horas dentro do avião, uma muda de roupa dentro da mala pode ser preciosa para o caso de se sujarem. Ou se forem de um país frio para um país quente (e vice-versa), convém terem logo uma muda de roupa à mão para trocarem à chegada.
  10. Toalhitas – Como os acidentes acontecem, e as nódoas são uma chatice para quem tem a roupa contada para todos os dias da viagem, com toalhitas à mão dá para desenrascar as nódoas ou qualquer situação em que o WC não esteja equipado com papel higiénico.
  11. Caderno e canetas – Mentes criativas não costumam dispensar um caderno e canetas. Não consigo andar sem isto dentro da mala e já sei que se me debruçar no meu caderno na viagem, me vão surgindo mais ideias.
  12. Power Bank – Porque as baterias nos nossos tablets e telemóveis viciam facilmente, e os voos de longa duração são, realmente, muito longos, não há nada como ter um power bank para dar, pelo menos, uma carga. Sim, até porque convém termos bateria no telemóvel quando chegamos a um novo país.
  13. Auriculares – Por todos os motivos e mais alguns, levem uns bons auriculares. Assim podem ver os vossos filmes descansados, ouvir a vossa música e isolarem-se do ambiente à vossa volta.
  14. Escova e pasta de dentes – Esta dispensa apresentações, certo?
  15. Óculos de sol – Mesmo que se viaje de noite, há sempre quem use a luz de leitura – e há aquela luz de presença irritante. Por isso, uns óculos de sol – ou aquelas “palas”.

E vocês? O que nunca deixam de levar num voo de longa duração?