Captain Kombucha

Há uns dias fui surpreendida por um press kit muito diferente do tradicional. Bom, não a embalagem, mas o conteúdo. Vocês sabem que eu ando sempre nesta batalha pelo corpo perfeito (pelo menos aquele que quero para mim) e que, por isso, experimento muita coisa – sempre, se possível, saudável.

No entanto, nunca tinha ouvido falar em Kombucha. Vocês já? Pelos vistos é algo que está bastante na moda pelos melhores motivos e confesso que fiquei meio desiludida comigo mesma por nunca ter tido conhecimento deste produto… até agora. O que interessa é que já conheço esta pequena maravilha, disponível no Celeiro, que me intrigou desde o primeiro momento.

O que é a Kombucha?

A Kombucha é uma bebida probiótica (micro-organismos vivos com benefícios para a saúde do hospedeiro) que já tem séculos de existência, especialmente na China. De preparação artesanal, este “elixir de saúde imortal” é uma bebida fermentada que resulta da mistura de chá preto ou verde, açúcar e bactérias específicas, resultando numa bebida levemente gaseificada.

Quais os benefícios da Kombucha?

Dizem que a Kombucha tem vários efeitos positivos no nosso organismo, ajudando a reparar alguns males, especialmente a nível intestinal.

Os probióticos, as enzimas e os antioxidantes presentes nesta bebida permitem melhorar o sistema gastrointestinal, ajudando em distúrbios intestinais e úlceras no estômago.

As vitaminas do complexo B, a niacina, o ácido pantoténico e a cafeína, ainda que em pequena quantidade, ajudam a acelerar o metabolismo porque produzem energia.

Mas há quem também indique que a Kombucha ajuda em constipações, colesterol, diabetes, cálculos, psoríase e… perda de peso! Este último tópico é particularmente interessante para mim, claro, e a Kombucha consegue-no através do seu teor de ácido cético e polifenóis. Por outro lado, acredito que a Kombucha dê uma ajuda no processo de emagrecimento sobretudo devido ao facto de ajudar no sistema intestinal. Quem tem problemas digestivos e intestinais, certamente terá mais dificuldade na perda de peso – ou em atingir os resultados que se pretende. O estômago está no centro do nosso corpo e deve funcionar correctamente para que todo o corpo funcione também. E é muito comum termos problemas intestinais – como obstipação – e isso influencia e muito a perda de peso.

A marca portuguesa Captain Kombucha

Captain KombuchaEm Portugal, a marca Captain Kombucha comercializa esta bebida em vários sabores, preservando a sua originalidade ao utilizar apenas produtos biológicos certificados. Mais uma vez, Portugal a defender o lema “o que é nacional, é bom”.

Estes são os ingredientes usados pelo Captain Kombucha:

  • Água filtrada
  • Sumo de cana-de-açúcar evaporado bio certificado (cana-de-açúcar transformada durante a fermentação)
  • Dióxido de carbono
  • Chá verde bio certificado 0,004%
  • Cultura pura e viva de Kombucha (bactéria probiótica e fermento),
  • 0,001% Extrato de chá bio certificado.
  • Água filtrada por osmose inversa.
  • Agricultura biológica certificada PT-BIO-05 Agricultura não-UE

Para mim, tudo isto é realmente uma novidade – a começar pelo nome e a terminar pelo facto de envolver coisas como fungos e organismos vivos. No entanto, li tantos artigos positivos sobre o efeito da Kombutcha no nosso corpo que não pude deixar de experimentar todos os sabores que recebi. Primeiro, porque tudo o que seja para regular o sistema intestinal é fundamental para a perda de peso. Segundo, porque a promessa de mais energia e menos apetite é sempre algo que me alicia.

A minha experiência com Captain Kombucha

Captain KombuchaLá andei eu, então, armada em Capitã Babuxa (perceberam o trocadilho? Estou cheia de graça, eu…) e dei uma oportunidade à Captain Kombucha. Esta marca nacional disponibiliza cinco sabores: o original, Ananás e pêssego, Pimenta caiena com limão, Framboesas da Califórnia e Côco.

Sem dúvida alguma que o meu paladar elegeu dois sabores vencedores – o original, porque me sabe a cidra, e o de framboesas da califórnia, porque adoro tudo o que tenha frutos vermelhos. No entanto, todos eles são bastante agradáveis e fica aqui uma sugestão: bebam a bebida BEM fresca, com umas pedras de gelo e, para quem gosta, umas folhas de hortelã. Fica mesmo divinal!

Captain KombuchaHá também quem misture a Kombucha, imaginem, com vinho, gin ou vodka. O que interessa é que bebam o sabor que mais gostarem, algo que distingue a Captain Kombucha de outras marcas desta bebida, e que sintam os efeitos.

Da minha parte, bebi um frasco por dia, cada um de 400ml, durante cinco dias. É pouco tempo para se sentir os efeitos mas notei que o meu trânsito intestinal tornou-se mais regular nestes dias. Seja como for, beber algo que faz bem ao nosso organismo, que sabe bem e que, ainda por cima, é nacional? Claro que sim!

Para os interessados, podem encontrar a Captain Kombucha e os seus cinco sabores de Kombucha à venda nas lojas Celeiro por 2,29€ cada frasco de 400ml. Se já experimentaram, diga-me abaixo nos comentários qual é o vosso sabor preferido e a vossa sugestão para tomar esta bebida.

Captain Kombucha