Impressora HP – Deskjet 3700

Assumi um novo rumo profissional a solo, desta vez. Estou a começar tudo do zero mas muito motivada pelas perspectivas do meu futuro próximo e por todo o trabalho que estou a preparar. No entanto, e como já o disse aqui várias vezes, a minha casa é bastante pequena (mas grande o suficiente para nós – e para não termos muito que limpar). Isto quer dizer que é preciso muito cuidado no que diz respeito a compras de decoração ou electrodomésticos, porque ocupam espaço que não tenho.

Contudo, para preparar todos os meus projectos e organizar o meu trabalho, preciso de uma impressora – que não tinha. Imprimir num centro de cópias é caro e chato e, por isso, andei à procura de soluções mais compactas mas eficazes, que me permitissem, a um baixo custo, imprimir as papeladas que necessito.

Foi assim que conheci a impressora HP Deskjet 3700. A HP sempre foi a minha marca top of mind no que diz respeito a impressoras e, por isso, foi nesta marca que pensei quando precisei de investir.

A impressora Deskjet 3700

A impressora Deskjet 3700 reunia todas as condições que faziam dela a candidata perfeita à minha pequena e humilde habitação:

  1. É muito compacta, afirmando a HP que é a mais pequena multi-funções do mundo;
  2. Não tem fios – o que é óptimo, visto que acho que é unânime que uma mesa cheia de fios fica feia;
  3. Permite imprimir directamente através do smartphone e do tablet
  4. É colorida, o que permite acrescentar um toque de cor à minha sala/escritório
  5. Permite digitalizar – o que me dá um jeitaço do caraças porque tenho imensa papelada e recibos que preciso de ir digitalizando
  6. Tem tinteiros de baixo custo, o que é importantíssimo para quem, como eu, não quer/pode esbanjar um balúrdio em tinteiros (quem os compra, sabe bem a dor que é comprar tinteiros).

Foi, então, devido a todos estes motivos que decidi experimenta-la.Apesar do seu tamanho compacto – tem as funcionalidades todas que necessito para o meu trabalho.

Instalar impressoras, antigamente, era uma dor de cabeça. Confesso-vos que sempre achei o processo muito penoso. Era preciso instalar tudo através de um CD, fazer mil e uma configurações e, só depois disso, é que a impressora estava pronta para funcionar. Por ter ficado um pouco traumatizada com a experiência, evito sempre ser eu a resolver estes problemas mas, desta vez, tive mesmo de o fazer.

Impressora HP – Deskjet 3700Sabendo que a impressora tem ligação ao telemóvel, a tentação é de começar por aí. Não o façam. O primeiro passo é configurar tudo através do PC. Neste link encontram tudo o que precisam para pôr a impressora a funcionar . Primeiro, devem fazer o download de um ficheiro que tem todos os plugins e afins para sincronizar a impressora com o PC. Uma vez terminada a instalação, que vos pede inclusive que liguem a impressora por WI-FI (basta saberem a vossa password da internet), são encaminhados para a página de download da aplicação para telemóvel e tablets.

Impressora HP – Deskjet 3700Este é o painel de controlo da impressora que, como podem ver, não é nenhum bicho de sete cabeças. Facilmente se percebe o estado dos toners, se o wi-fi está a funcionar e tantas outras coisas.

A Impressora HP Deskjet 3700 no telemóvel

Impressora HP – Deskjet 3700Para imprimir fotografias a partir do telemóvel, é preciso ainda instalar outra app, que vos é logo pedida. A aplicação chama-se HP All-In-One Printer Remote e podem fazer download para iOS ou Android. No entanto, como conseguem ver pela fotografia acima, a aplicação é bastante intuitiva e permite-vos fazer tudo de forma muito fácil desde o momento em que configuram todas as opções. Para testar, mandei logo imprimir uma fotografia que tirei recentemente com a minha mãezinha.

Impressora HP – Deskjet 3700Bastou-me, através da aplicação, seleccionar qual a fotografia que queria mandar imprimir para que, depois, em coisa de 2 passos, a fotografia estivesse a sair na impressora. Apesar de não vir com uma resolução incrível, a verdade é que teve um desempenho bastante positivo e, comparando com a minha última impressora, imprime a cores de forma relativamente rápida.

A cópia com a Impressora HP Deskjet 3700

Impressora HP – Deskjet 3700Uma das coisas que preciso de fazer frequentemente é copiar documentos. Com esta impressora também é possível fazê-lo, embora não pela forma tradicional de levantar uma tampa e fechar para digitalizar. Aqui, a folha coloca-se na parte superior, a meio, onde existe uma abertura. Quando colocamos lá a folha A4 que queremos copiar e clicamos no botão da cópia (a cores ou a preto e branco), a folha começa a puxada por um sistema de rotação que vai captando a imagem. Ao mesmo tempo, começa a sair a cópia por baixo, como podem ver na fotografia acima.

Impressora HP – Deskjet 3700Este foi o resultado da cópia de um documento. Na fotografia à esquerda podemos ver o documento original, enquanto que à direita temos a cópia. Os tons das cores são ligeiramente diferentes mas, ainda assim, é uma surpresa positiva.

O tamanho da Impressora HP Deskjet 3700

O tamanho é realmente impressionante e, para isso, coloquei-o em comparação com o meu smartphone (um Samsung S7).

Impressora HP – Deskjet 3700 Impressora HP – Deskjet 3700

Como podem ver, o meu smartphone é mais alto que a impressora.

Conclusões

Por cerca de 70€, na minha opinião, vale o investimento caso estejam à procura de uma impressora que ocupe pouco espaço na secretária mas que, ao mesmo tempo, tenha um desempenho aceitável para trabalhos mais básicos – como imprimir e copiar. É, também, uma excelente opção para quem tem muitos trabalhos no telemóvel ou tablet e quer poupar o trabalho de enviar para o computador para mandar imprimir – com a app, faz-se tudo isso em menos de nada.

É um equipamento muito interessante pelo seu tamanho reduzido e pelas funções que acumula e que desempenha com a qualidade a que se propõe. Mais um ponto a favor da HP e que me leva a continuar a tê-la como referência nesta área.