HP Sprocket

O mundo mudou. Hoje somos todos fotógrafos amadores graças aos smartphones com megapixéis até mais não e todo um controlo semi-profissional que faz inveja às máquinas digitais que tínhamos há 10 anos.

A fotografia domina o nosso dia-a-dia e parece que já não conseguimos viver um único momento sem um smartphone no punho a registar o momento. Queremos captar todos os momentos, dos mais íntimos aos mais banais, e partilhá-los com o mundo. Logo. Na hora.

Sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras e as fotografias têm o poder de nos transportar de volta a esses momentos passados e a esses sorrisos. Por isso se continuam a oferecer tantas fotografias às pessoas especiais, envolvidos em molduras bonitas. Todos nós temos fotografias com pessoas marcantes em nossa casa. Eu, pelo menos, tenho sempre.

Com base neste novo paradigma que os smartphones impuseram ao mundo da fotografia, a HP adaptou-se e criou uma impressora revolucionária.

A HP SPROCKET, lançada há poucas semanas, é uma impressora portátil, sem cartuchos, que permite imprimir em papel autocolante directamente do smartphone, tablet ou redes sociais. What?! É isso mesmo!

Vamos lá aos detalhes…

O equipamento

HP SprocketA embalagem de compra vem com a impressora, um cartucho de papel fotográfico e o cabo USB para fazerem o carregamento da máquina (no computador, electricidade, power bank ou isqueiro do carro).

HP SprocketNo que diz respeito ao tamanho, cabe na palma da minha mão (11,5cm x 7,5cm). É mais pequeno que o meu telemóvel e é relativamente leve. Apesar de primar pela simplicidade, o detalhe da tira Rose Gold em torno de todo o equipamento e o relevo no logotipo e nome estampados, dá um acabamento muito bonito à Sprocket.

Funcionamento inicial

Pôr a Sprocket a funcionar é muito fácil, embora seja sempre importantíssimo ler-se o manual de instruções primeiro. Sugiro também que carreguem primeiro a impressora na totalidade, uma vez que pode estar sem carga. Assim, podem divertir-se sem restrições.

HP SprocketA tampa de cima, onde se encontra o logotipo estampado, sai facilmente deslizando-a para cima. É aí que devem colocar os cartuchos do papel autocolante, que vêm na embalagem. Coloquem o papel de forma a que a folha de papel azul fique no topo. Essa será a primeira a ser imprimida, em branco, para fazer o “teste” à máquina, como em qualquer impressora. Não se assustem e não se esqueçam – a folha azul deve ficar em cima de todas as outras!

Agora estão prontos a passar à segunda parte!

A app sprocket

App HP Sprocket

Para conseguirem imprimir fotografias, têm de instalar uma aplicação gratuita no vosso equipamento, seja ele smartphone ou tablet. Descarreguem a app SPROCKET na disponível na Aple Store ou na Playstore.

O processo de instalação da app é muito intuitivo e, após a instalação, podem logo:

  • Começar a editar fotografias que tenham no vosso telemóvel/tablet
  • Tirar fotografias directamente a partir da app
  • Fazer a ligação às vossas redes sociais Facebook e Instagram (se estiverem públicas, no caso do Instagram). Nesta última opção, é provável que possam ficar com a app mais lenta, mas não desistam!

A ligação entre a app e a SPROCKET

Agora liguem o Bluetooth e emparelhem a vossa impressora Sprocket com o vosso equipamento (tablet ou smartphone). Quando o fizerem, estão prontos para começar a imprimir directamente a partir do vosso equipamento!

App HP SprocketO que gosto mais de fazer – e o que recomendo – é que usem as fotografias tiradas directamente pelo vosso telefone. Quando abrirem a aplicação, escolham a última opção (o ícone onde aparece uma flor) e escolham a fotografia que querem editar/imprimir a partir da galeria do vosso telemóvel.

Quando a imagem abre, ficando logo em formato horizontal (que é o formato do papel), podem editá-la, clicando em EDITAR no canto superior direito. As possibilidades de edição são muito variadas. Vão desde opções básicas como aumentar iluminação e contraste até à possibilidade de colocar vários autocolantes, molduras e texto. Quando terminarem a edição, devem apenas clicar no símbolo do “certo” no canto superior direito.

App HP SprocketAgora que já editaram, têm duas opções: salvar logo no telemóvel (façam-no sempre antes de imprimir, não vá a aplicação bloquear), imprimir logo ou partilhar nas redes sociais.

Caso decidam imprimir logo, é só esperar uns segundos e a fotografia começa a sair!

A impressão

Ao contrário das impressoras normais, e à semelhança de máquina fotográficas que imprimem instantaneamente as fotografias tiradas, a Sprocket não necessita de cartuchos de tinta porque tem zinco e é um papel autocolante com a dimensão de 7,6cm por 5cm

Existem duas possibilidades na compra do papel para a impressão na Sprocket. Ou compram um conjunto de 20 por cerca de 10€ ou um conjunto maior, que ainda não encontrei à venda.

HP Sprocket

Preços

A maravilhosa Sprocket está à venda por um PVPR de 149€ em lojas de tecnologia e promete ser a melhor companheira de viagens e para guardar momentos inesquecíveis.