Emagrecer = Foco + Determinação

Passou precisamente uma semana desde que comecei a minha nova dieta. Pela primeira vez, recorri à ajuda de um profissional na área do desporto, e não um nutricionista. Há algum tempo que tenho visto a ascensão de páginas de “acompanhamento” no Facebook, em serviços que oferecem uma dieta desenhada para os nossos objectivos e tipo de corpo, bem como a proposta dos exercícios físicos/aulas certas para os nossos objectivos. Durante o tempo em que contratarmos o serviço, esses profissionais prometem estar disponíveis para responder às nossas dúvidas todas e vão ajustando todas as vertentes à medida que vão vendo progressos – ou não – na nossa evolução. Ou seja, é um acompanhamento personalizado.

Em breve venho-vos falar um pouco sobre o atleta e o serviço a quem recorri mas, uma semana volvida, os resultados começam a ver-se. Posso-vos dizer que não tem sido fácil porque é uma dieta que me limita muito em termos de alimentos, e tenho o grande defeito de detestar legumes cozidos (só sopa passada mas, com este calor, é a última coisa que tenho vontade de comer). Mas tenho feito um grande esforço para seguir a dieta à risca. O resultado? Menos dois quilos, mesmo não tendo feito o exercício todo que deveria ter feito (estive com febre durante a semana, o que acabou por não ajudar à festa).

Por outro lado, também não tenho sentido fome nenhuma… Vá, ok, talvez alguma depois do jantar quando não me deito cedo, mas aconteceu apenas uma vez. Ainda tenho muitas dúvidas por esclarecer com o meu “coach”, por isso ainda não vos vou relatar mais, mas cada vez mais compreendo que somos o que comemos. Estes dois quilos reflectiram-se sobretudo na zona da barriga, que desinchou! E fiquei, claro, ainda mais motivada para continuar e fazer ainda mais e melhor.

Bem sei que nestes dias quentes, em que vemos a nossa família e amigos a beber imperiais, bebidas doces e comer coisinhas “boas” (e cheias de calorias), nos apetece vacilar e fazer igual. Passei por esse teste ainda este fim-de-semana, numa festa de piscina com amigos a beber mojitos e a comer batatas fritas e petiscos, e fiquei-me pelo lanche que trouxe de casa, sem errar. Mas hoje de manhã, quando me pesei e, em vez dos 69kg que marcavam na passada segunda-feira, vi 66,9kg, não pude senão ficar agradecida pelo esforço que fiz. Ainda tenho um longo caminho a percorrer até aos 58kg que gostaria, mas estou no bom caminho.

O truque é simples: 70% da vida saudável faz-se na cozinha, e os outros 30% no ginásio. E estou mais empenhada que nunca nesta demanda para me tornar, novamente, uma pessoa saudável, activa e feliz, com uma auto-estima melhor quando me voltar a sentir eu mesma no meu corpo, com os 58kg que pesava.

Acompanhem o desenvolvimento deste plano no Facebook do blog e no Instagram.