4 elementos obrigatórios na homepage do teu blog

Já está quase a fazer um ano que me aventurei como Blog Coach e, desde então, já pude acompanhar algumas bloggers (até agora, tudo senhoras) nos seus projectos. Aquilo que faço, enquanto Blog Coach, é conhecer os projectos dos meus coachees a fundo: o que desejam com os seus blogs, quais são os principais desafios que encontram para a evolução, qual o tempo que têm disponível, etc. A partir daí, começa a reflexão e análise em profundidade sobre o blog e redes sociais. Nem sempre as expectativas do blogger estão alinhadas com a sua disponibilidade. E nem sempre o rumo que deram aos seus projectos os vão permitir atingir os seus objectivos. É por isso que as sessões de acompanhamento individualizado são tão úteis: porque ajudam a ajustar as expectativas, a reflectir sobre os projectos e a traçar planos concretos para cada um.

Aquilo que acontece sempre na primeira sessão de acompanhamento é percorrer todos os elementos que estão a mais ou que deviam estar na homepage dos blogs. É incrível a falta de informação presente nas homepages e, por isso, aqui partilho convosco quatro elementos obrigatórios na homepage do teu blog.

4 elementos obrigatórios na homepage do teu blog

Widget “Sobre Mim” / Identificação do autor

Existir uma identificação do autor do blog na homepage é de extrema importância. Uma fotografia do rosto, o nome e a localização são elementos fulcrais por diversos motivos, dos quais realço: a) o estabelecimento de empatia com os leitores e b) facilitar o trabalho de potenciais parceiros e saber quem são e onde se encontram.

Menu de navegação

Enquanto percorro blogs diariamente, fico surpreendida com a quantidade de blogs que não têm um menu de navegação. Sem ele, como é que um novo leitor, como eu, vai conseguir ir directo àquilo que procura? E como é que sabe quais são as principais categorias do vosso blog?

Ícones para as redes sociais

Malta, common… Embora os números nas redes sociais sejam cada vez mais relativos, e as marcas se comecem a preocupar mais com a interacção, é importante terem sempre uma ligação às redes sociais que utilizam para o blog.

Email de contacto

Como é que uma marca, agência de comunicação ou leitor vos vai contactar se não colocarem o vosso email de contacto bem visível?

Estes são apenas 4 elementos obrigatórios na homepage do teu blog, mas cada caso é um caso. As sessões de acompanhamento que faço podem ser feitas presencialmente, em Lisboa ou em Setúbal, ou telefonicamente/Skype. No final de cada sessão, é sempre enviado um resumo dos tópicos abordados, bem como um conjunto de desafios para realizarem nos dias seguintes.

Queres saber se os teus artigos estão optimizados para os motores de busca? Queres ganhar mais visualizações ao teu blog sem patrocinar?

Faz download GRATUITO da checklist que preparei para ti!

Se têm um blog e gostava de saber mais sobre o serviço de acompanhamento, o Blog Coach, podem deixar um comentário ou contactar-me directamente através do email do blog livinginbsshoes@gmail.com ou através do email barbara@criarumblog.pt !