Cuidados a ter com a pele no Inverno

Há certos cuidados a ter com a pele no Inverno. Depois da exposição solar do Verão, do sal e do cloro, é preciso pensar em ajustar os cuidados da pele no Inverno para lhe dar exactamente aquilo que ela precisa. Há certos mitos que precisam de ser desmistificados e eu própria aprendi bastante enquanto pesquisava mais detalhes para enriquecer este artigo. Continua a ler para descobrirem os melhores cuidados a ter com a pele no Inverno.

EVITAR ÁGUA DEMASIADO QUENTE

A tentação de ligar a água quente no máximo é enorme nesta altura do ano. E sejamos realistas – adoramos um banho bem quente para nos aquecer até a alma. No entanto, as temperaturas demasiado elevadas da água no duche, que passamos igualmente no rosto, não são uma opção sensata – nem para a pele do rosto, nem para a do corpo ou cabelo. Água morna é a melhor opção e acreditem que, para alguém com a pele sensível como eu, a água demasiado quente causa logo muita vermelhidão.

PROTECÇÃO SOLAR

Minhas amigas, se pensavam que o protector solar só devia ser usado no Inverno, estão muito enganadas. Este é um dos mitos que vos falava nos cuidados de pele de Inverno. O sol está sempre lá – em todas as estações do ano. Embora não sintamos o calor como no Verão, isso não quer dizer que os raios UVA e UV não cheguem até nós e façam a sua magia negra na vossa pele. Falo bastante disso aquilo no blog e não me canso porque o sol é responsável pelo envelhecimento precoce da pele (manchas, rugas) e, claro, pelo cancro da pele. Protejam o vosso rosto, especialmente se tiverem pele sensível.

HIDRATAÇÃO SEMPRE

De manhã à noite, o principal lema do Inverno no que diz respeito a cuidados da pele é a hidratação. O frio cortante desgasta bastante a nossa pele e o melhor a fazer é nutrir bastante o rosto, mesmo que tenham pele oleosa. Nesse caso, procurem hidratantes sem óleo mas nunca dispensem a hidratação. Um bom creme de noite bastante nutritivo, uma máscara (pelo menos) uma vez por semana e um creme de dia sempre antes de sair de casa são os melhores aliados para o Inverno. Acreditem, a vossa pele agradece.

ESFOLIAR

A esfoliação semanal é fundamental em qualquer estação. Ajuda a remover as células mortas e as impurezas que vamos acumulando. Esfoliar é essencial para que os poros deixem de estar obstruídos e consigam respirar à vontade, estando também mais preparados para receber as propriedades nutritivas dos cremes que aplicam.

NÃO ESQUECER OS LÁBIOS

Se estamos a falar do rosto, não podemos esquecer os lábios. São bastante negligenciados no Inverno mas nenhum rosto fica bonito com uns lábios gretados e com cieiro. Aplicar um batom do cieiro de manhã e à noite é uma excelente forma de manterem a pele dos lábios hidratada.

Quais são os vossos truques essenciais de Inverno? Contem-me tudo!