Como alcancar a disciplina para emagrecer

Uma escapadela no fim-de-semana, o seu jantar favorito ou alguma festa em que há comida aos montes. É fácil sair da dieta e esquecer por algumas horas que estás na missão de emagrecer. No entanto, seguir algumas dicas importantes podem ser o diferencial para obter disciplina na dieta.

Estabelecer objectivos e alcançá-los é uma parte muito importante da dieta. Afinal, não é muito útil perder quilos aos montes e depois ganhar outros sem ao menor perceber. «Um ponto fundamental é ter objectivos claros. Quando você sabe exatamente o que deseja, você conseguirá direcionar seu foco, seu pensamento para alcançar esse objectivo. Para tal, você deve estabelecer metas», diz a nutricionista brasileira Marusca Romão.

Ter objectivos claros também é útil para não fazer nenhuma loucura, como tentar emagrecer demais em um curto espaço de tempo. Quando o corpo perde muito peso em poucos dias, isso pode ser prejudicial para a saúde e o objectivo de emagrecer é totalmente outro.

Estabelecer objectivos é uma coisa bem diferente de cumpri-los. E para conseguir atingir todas as metas, é fulcral que haja persistência e muita vontade para não esquecer da dieta. «Você deve se manter firme no desejo de emagrecer e tentar todos os dias superar qualquer obstáculo. Continuar tentando sem desistir. É ter perseverança, e entender que seu sucesso depende do seu esforço», diz Marusca.

Para ajudar a alcançar os objectivos, uma dica importante é não tentar fazer tudo com suas ideias. Uma boa decisão é ser ajudado por profissionais da saúde. «Ao procurar um nutricionista, você receberá as orientações necessárias para alcançar a mudança de estilo de vida mais facilmente. Esses profissionais também dão orientações específicas, já que cada um tem um organismo diferente, e esse atendimento personalizado garante mais sucesso na hora de emagrecer», cita a médica Carina Muller.

Sem disciplina, é difícil conseguir resultados após algumas semanas de dieta, pois essa é uma parte muito importante na alimentação. Para tal, uma boa ideia é ter como exemplos os desportistas. Muitos de alto nível, principalmente nos desportos mentais, acostumados a terem alto nível de disciplina e concentração, encontram mais facilidade para encarar a dieta, pois sabem que uma boa alimentação interfere positivamente no desempenho.

Os resultados positivos de uma dieta cumprida com rigorosidade são comprovados pela ciência. «Um estudo da Health Enhacement Research Organization mostrou que profissionais que se alimentam de forma saudável com regularidade ao longo do dia tendem a ter um desempenho 25% melhor do que a média», aponta o empresário Rodrigo Morais.

Outra dica recomendada pelos médicos é escrever tudo que tu comes todos os dias. Assim, é possível manter registado todas as calorias ingeridas e ter o controle absoluto da sua dieta. Realizar essa tarefa todos os dias também ajuda a não exagerar demais na dieta.

Alimentar-se sempre no mesmo horário é algo que com o tempo torna-se um hábito saudável, e aumenta a disciplina da dieta para atingir o peso que tu queres. «Ter uma hora certa para fazer cada refeição é muito importante para criar hábitos saudáveis de alimentação. Além disso, segundo estudos, essa regularidade é boa para emagrecer», informa Muller.

Não é difícil seguir essas dicas citadas alhures. Com um pouco de esforço, elas tornam-se parte da rotina e quando isso acontece a dieta fica muito mais natural. Como parte importante para emagrecer, não dá para desvalorizar a disciplina.