Coisas a fazer no início de cada mês

Um novo mês surge sempre como uma espécie de novo capítulo. Como um novo mundo de oportunidades e com muita motivação.  Bem sei que podemos pensar o mesmo a cada dia, a cada nova semana. Mas cada mês tem a sua mística. Para o começarmos bem, há algumas coisas que devemos fazer no início de cada mês para o tornar ainda melhor.

Fui lendo em alguns sites e revistas sugestões de coisas a fazer no início de cada mês e decidi adaptar e juntar algumas minhas. Mas eu sou suspeita, porque adoro fazer listas de tudo e mais alguma coisa (quem nunca?). Convido-vos a conhecer as minhas sugestões e a acrescentar as vossas nos comentários abaixo.

Verificar as finanças

Quem já me segue há algum tempo, sabe que o tema “finanças” é muito importante para mim. Desde cedo que aprendi a gerir as minhas finanças para que nunca precisasse de pedir dinheiro mas, ao mesmo tempo, que conseguisse sempre ter forma de comprar o que quisesse. Geralmente, gosto de fazer, no início de cada mês, um apanhado de todas as despesas que sei que vou ter. Há um grande conjunto de despesas fixas (como o seguro de saúde, passe, etc) mas há despesas extras em cada mês que devemos ter em consideração logo no início (por exemplo, o seguro do carro). Mas há algo mais simples que podemos e devemos fazer todos os meses: ver se está tudo bem com as nossas contas. Indo ao nosso homebanking e percorrendo as transacções do mês anterior, conseguimos perceber se não houve nenhum movimento estranho. E, mais importante ainda, podemos ver se gastámos demais e se precisamos de apertar o cinto neste mês, ou se podemos estar mais descansados.

A cereja no topo do bolo é estabelecer o montante a poupar no mês em questão. Propõe-te a poupar uma pequena quantidade todos os meses e verás que, no final do ano, tens um bom pé de meia.

Planear as compras mensais

Bem sei o quão difícil é planear refeições (embora admire quem faça os planos semanais e os cumpra à risca), mas planear as compras mensais para as despachar logo no início é uma óptima ideia. Vê quais são as promoções dos supermercados mais próximos de tua casa e aproveita para ver o que falta em tua casa (ou vai faltar) e despacha isso. Champôs, detergente para a máquina da roupa, enlatados, massas e arroz, etc.

Percorrer o armário

Desde que voltei a mudar de casa que percebi que tenho um excesso de roupa, de acessórios, de sapatos, de tudo. Embora tenha muita roupa ainda desde o tempo do secundário (e já lá vão mais de 10 anos), há uma altura da nossa vida em que temos de começar a desapegar daquilo que já não usamos e não faz falta. Às tantas, guardei quilos e quilos de roupa apenas pelo valor sentimental. Já não faz sentido. Embora ande a fazer uma limpeza geral ao meu armário, fica o compromisso de o fazer mensalmente. O objectivo é somente analisar o armário. Por um lado, perceber o que já não vamos mesmo usar e que pode ser doado. Por outro lado, verificar o que já não será usado nesta estação e guardar para usar no ano seguinte. Assim, só teremos à mão a roupa que vamos efectivamente usar.

Estabelecer objectivos pessoais

Deixemos os grandes objectivos para a passagem de ano (ou não, a escolha é vossa). Mas, neste campo, aquilo de que falo é tão somente em pequenos objectivos. Por exemplo: deixar de roer as unhas, caminhar 30 minutos todos os dias, ler um livro, melhorar a postura, comer menos carne, beber 1 litro de água, etc. Até três pequenos objectivos por mês, que possam praticar diariamente, a nível pessoal.

Limpar as tecnologias

Não estou a falar no pó (embora isso seja obrigatório, minha gente). Estou a falar mesmo em fazer uma limpeza ao computador, telemóvel e tablet. Apagar documentos, apps e fotos que estejam a encher a memória dos vossos dispositivos e que já não façam falta, ou passar tudo para uma drive ou para um disco rígido. Pessoalmente sou mais adepta dos sistemas de cloud, como a Dropbox (que podem instalar gratuitamente e conectar em todos os vossos dispositivos para terem os vossos ficheiros em todo o lado).

Tratar de nós

No meio de tantas tarefas, nunca nos devemos esquecer de nós próprios. Aproveita o primeiro dia do mês para fazer aqueles tratamentos de pele mais intensos. Faz uma esfoliação completa ao corpo, faz a depilação, a pedicure, uma limpeza à pele, uma máscara ao cabelo. Ou então, porque não marcar uma massagem? Haverá lá melhor maneira de começar o mês do que com uma boa massagem?

Cuidar do apartamento

Tratar da casa é uma chatice. Bom, pelo menos para mim. Mas sei, por experiência, que adiar as limpezas é ainda pior. Pelo menos ao início do mês, a nossa casa merece uma limpeza a fundo e, também, uma libertação de tudo o que já devia estar no lixo. Revistas antigas, comida fora do prazo, and so on. Uma casa limpa e arrumada faz-nos sentir ainda mais confortáveis e “em casa”.