Não é a primeira vez que o digo, mas não me canso de repetir – Portugal é um país de pessoas muito criativas e talentosas e temos muitas marcas (e conceitos) dos quais nos devíamos orgulhar.

Recentemente conheci a Malonas, uma marca portuguesa da ilha da Madeira com carteiras feitas à mão. Desta forma, há uma espécie de exclusividade em cada modelo, porque são feitas poucas unidades de cada Malona.

Com o passar dos anos comecei a gostar, cada vez mais, de ter peças mais exclusivas e de maior qualidade. Não que não me saiba bem ir a uma loja low cost e trazer algumas peças super baratinhas. Claro que sabe! Mas, de vez em quando, gosto de me mimar com algo realmente diferente e bom. E a Malonas, para além de ter padrões e modelos lindíssimos e muito actuais, ainda tem uma história bonita por detrás.

O Pedro trabalhava no mundo das impressões gráficas e fazia impressões de lonas. Quando chegou o aniversário da sua namorada, lembrou-se de lhe fazer algo original. Para isso, criou e imprimiu uma imagem numa lona que, com a ajuda de um estofador, transformou numa mala. É claro que a namorada vibrou com o presente (quem não se passaria com um gesto tão bonito!?). Mas, com a namorada, vieram as amigas da namorada a pedir malas originais e… assim surgiu a Malonas. Fruto do desejo de um homem surpreender a namorada.

Bonito, não é? Enquanto que o meu Pedro não manda fazer malas ao meu gosto, divirto-me a usar as malas feitas pelo Pedro da Malonas e da sua equipa que, desde então, nunca mais parou.

A Malonas tem três modelos diferentes, todas elas exclusivas, feitas à mão em pele sintética ou lona:

– A Clutch, pequenina e perfeita para momentos especiais ou para quando não precisamos de levar mais nada sem ser o telemóvel, as chaves de casa e uma carteira pequena;

– A MiniBag, o modelo intermédio

– A ShopperBag, para quando precisamos de levar tudo e mais alguma coisa. Basicamente, para o dia-a-dia

Como ando sempre de um lado para o outro e, muitas vezes, nem durmo em minha casa, preciso de ter comigo um conjunto de essenciais que só cabem numa ShopperBag. Foi por isso que escolhi esse modelo, sem pensar duas vezes. Já o padrão, esse é que me deu dores de cabeça para escolher. As opções são todas lindíssimas, mas há três em particular que são “a minha cara”: Verdiana, Cyan e Inês. As duas primeiras são padrões de folhas tropicais em tons de verde, o que as torna mais apropriadas para o Verão. A Inês são também folhas, mas em tons de castanho – perfeito para o Outono.

A Malona chegou em poucos dias, numa caixa de cartão personalizada. A minha ShopperBag Inês vinha bem protegida e linda como só ela. Há carinho na encomenda que chega, onde até o cartão tem uma mensagem individualizada. Não é, por isso, de estranhar que a Malonas tenha estado presente já mais que uma vez no Web Summit e tenha sido nomeada para melhor marca de moda da Madeira.

Não posso deixar de referir e sugerir conceitos portugueses, especialmente tão originais. Se já andam a planear presentes de Natal, aqui fica uma excelente sugestão, handmade e made in Portugal. Porque o que é nacional, é bom!