BsRoadToFit-Living_In_Bs_Shoes-Barbara-Bacao

O meu corpo continua a mudar. Embora, em termos de peso, esteja a diminuir poucas gramas por semana, sinto que continuo a desinchar.

Para além dos tratamentos intensivos da BodyConcept (a lipo-escultura e a endomassagem) que têm atuado na minha zona crítica – os flancos – tenho tido especial cuidado com a minha alimentação.

Têm me perguntado o que faço para gerir as minhas refeições e as calorias que ingiro por dia. Não é fácil nos primeiros dias, mas é algo que melhora com o tempo.

Instalei uma App fantástica e gratuita chamada MY FITNESS PAL. Nesta aplicação, criei o meu perfil onde registei o peso, altura e objectivos. No meu caso em concreto, tenho um acompanhamento nutricional externo que me é dado pelo meu irmão. Na App apenas defino o meu limite de calorias por dia e vou registando, a cada refeição, o que comi.

O ideal é sempre começarem por comer em casa nos primeiros dias. Desta forma, podem pesar os vossos alimentos e irem percebendo quanto pesam os alimentos que mais comem. Assim, quando forem a um restaurante, já sabem o que registar.

A App permite ver as calorias ou segmentar por grupos de macronutrientes, para quem objectivos mais concretos (por exemplo, quem tem de atingir XX gramas de proteínas por dia).

A base de dados existentes nesta aplicação é quase infinita e basta pesquisar por alimentos para vermos as várias opções. Até restaurantes conhecidos como o Noori, Mcdonalds e H3 têm a maioria dos seus pratos discriminados na aplicação. Mas, para quem prefere, a aplicação lê códigos de barra de praticamente todos os produtos. Costumo usar essa opção frequentemente e ajuda me bastante a ser mais precisa com o que estou a comer. Basta apontar a Câmara do telemóvel para o código de barras e já está: aparecem os resultados nutricionais dos alimentos.

Também permite que façamos ou guardemos os nossos próprios alimentos. Quando fiz os hambúrgueres de salmão, que foram um sucesso, o que fiz foi criar um novo alimento na App com as calorias que eu calculei (pesei todos os ingredientes, calculei as suas calorias e apurei o valor calórico de cada unidade). Assim consigo rapidamente encontrar os meus alimentos preferidos. É perfeito para quem tem as suas próprias receitas.

Esta aplicação é realmente uma ajuda fantástica para quem quer perder peso de forma consciente. Termos noção da qualidade nutricional das nossas escolhas alimentares é fundamental para escolhermos melhor.

Podem seguir os vossos amigos que usam a App para acompanharem o seu progresso. Também devem ir registando a vossa evolução de peso e medidas todas as semanas para verem o gráfico a formar-se. Parece que Não, mas é uma motivação fantástica.

Foi graças ao MY FITNESS PAL que percebi a quantidade anormal de comida que estava a ingerir todos os dias. Não vos vou dizer que não da trabalho pensar nas escolhas que temos. Se apenas me restarem 300 calorias para o jantar, já sei que tenho de fazer uma pesquisa mais intensa de alimentos que posso comer para que fique satisfeita (por exemplo, uma omolete de atum ou de cogumelos).

Como a aplicação é gratuita, sugiro que instalem e que percebam vocês mesmo a utilidade desta app. Para fazer o download:

Já conheciam? Que apps usam?