Blog Coach Barbara Bação

Quando, no início deste ano, eu e a Maria lançámos o Criar Um Blog, fizemo-lo com base em algo que ambas concordávamos piamente: que o mundo da blogosfera precisava de mudar urgentemente. Lá fora, ser blogger já é uma profissão a tempo inteiro. Em Portugal, poucos são aqueles que conseguem viver exclusivamente desta paixão pela escrita e pela partilha online. Apesar de existirem milhares de blogs em Portugal, diria que 90% precisam de melhorias. Quando começámos os nossos blogs, nem eu nem a Maria sabíamos o que sabemos hoje. Foi preciso ir a muitos cursos, formações online, ler muitos estudos e artigos e testar para que conseguíssemos melhorar os nossos blogs.

Blog Coach: Tudo o que precisas para evoluíres o teu blog

E com base em tudo o que aprendemos, lançámos o primeiro serviço de Blog Coach em Portugal, o serviço de acompanhamento individualizado para bloggers e influenciadores digitais. No fundo, é como que se fosse um serviço de Personal Training que se adapta individualmente a cada blog, a cada projecto. Fazemos uma análise individualizada e, com base num inquérito inicial, percebemos as expectativas e as dificuldades de cada blogger para que, em sessões de coaching de uma hora possamos ir ajudando cada um a atingir os seus objectivos e a ultrapassar as suas dificuldades.

Hoje, mesmo já não fazendo parte do Criar Um Blog a tempo inteiro e tendo outros projectos profissionais, continuo, enquanto freelancer, a fazer acompanhamento de bloggers e influenciadores digitais que precisam de algum tipo de apoio.

Para que servem as Blog Coaching? As sessões podem servir vários propósitos, tudo de acordo com os vossos objectivos. Mas servem, no fundo, para dar um boost nos vossos blogs e redes sociais. Um olhar externo permite avaliar o blog e as redes sociais de forma imparcial e dar dicas concretas para que possam evoluir progressivamente e verem resultados rápidos.

Na verdade, não sou eu que vou melhorar os vossos blogs. Apenas vos vou munir de ferramentas (dicas) para que sejam vocês a implementar a ver resultados. O blog é vosso e são vocês que têm que ter tempo, paciência e dedicação para pôr em prática tudo aquilo que vos disser nas sessões de acompanhamento.

Como funcionam as sessões de Blog Coaching? As sessões têm a duração de uma hora e podem ser presenciais ou por telefone/Skype. Tenho tido Coachees de outros países e de várias zonas do país pelo que, caso não estejam na zona de Lisboa, podemos sempre fazer a sessão remotamente. No fundo,

Blog Coach Barbara BaçãoQuantas sessões serão necessárias para atingir os vossos objectivos? Depende, claro, da complexidade e quantidade de objectivos que quiserem estabelecer, e do tempo que tiverem para despender no vosso blog. Geralmente, a primeira sessão acaba por ser uma espécie de overview do blog e redes sociais: se o texto está optimizado para motores de busca e se tem conteúdo interessante, se as categorias fazem sentido, se não falta nenhuma página ou informação relevante, como estão formatadas as imagens, etc. Há muito por onde analisar, acreditem! E, com base nisso, avançamos depois para temas mais específicos de acordo com aquilo que necessitam. Por exemplo, escrita para SEO, dicas de crescimento no Instagram, como ganhar mais leitores no blog, como fazer parcerias, etc.

O feedback tem sido muito positivo e está a ser muito gratificante ver as bloggers que acompanho a implementar as dicas que lhes transmito e a ver os seus blogs evoluírem. Tudo graças ao seu empenho e dedicação nos seus projectos.

Se têm um blog e gostava de saber mais sobre o serviço de acompanhamento, o Blog Coach, podem deixar um comentário ou contactar-me directamente através do email do blog livinginbsshoes@gmail.com ou através do email barbara@criarumblog.pt !