Amendoins Caramelizados

No fim-de-semana fui dar um beijinho aos meus pais e a minha mãe, claro, tinha uma receita nova e queria mesmo que eu provasse. Amendoins caramelizados é a nova especialidade da Srª Bação, que conseguiu pôr-nos a todos a devorar amendoins como se o mundo fosse acabar amanhã.

Uma alternativa mais barata – e original – às típicas amêndoas da Páscoa mas cuja receita se processa exactamente da mesma forma com amendoins e com amêndoas. Em 15 minutos, com apenas 3 ingredientes, temos os incríveis, os deliciosos, os inovadores, os crocantes e os viciantes … amendoins caramelizados.

Amendoins CaramelizadosSó precisam de ter uma frigideira anti-aderente e estão prontos a pôr mãos à obra e a ter a receita mais fixe desta Páscoa. Vamos a isso?

Ingredientes:

  • 1 medida de amendoins
  • ½ medida de açúcar
  • ¼ medida de água

Modo de preparação:

– Antes de começar, forra um tabuleiro de forno com papel vegetal, para te facilitar no último ponto.

– Misturar todos os ingredientes na frigideira anti-aderente, com lume baixo/médio.

– Estar sempre a mexer para não deixar nada agarrar. Vai parecer que aquela água nunca vai desaparecer, mas vai. Prometo! Serão cerca de 10 minutos até a água desaparecer e ser criada uma espécie de “areia”. É o açúcar a agarrar-se aos amendoins.

– Sempre a mexer até à próxima fase, em que o açúcar carameliza.

–  Assim que ficarem com o caramelo, está na hora de tirar os amendoins do lume e os espalhar no tabuleiro forrado com papel vegetal, afastando-os uns dos outros com uma colher. NUNCA usem as mãos porque o caramelo quente é altamente perigoso e faz queimaduras profundas.

– Agora que já estão todos separadinhos, é deixar arrefecer e devorar.  Et voilá, habemus amendoins caramelizados! Mas comam-nos com cautela, porque as ancas vão-se queixar, e guardem-nos num frasco de vidro para aguentarem mais dias.

Amendoins CaramelizadosPodem fazer a mesma receita com amêndoas ou outros frutos secos mas confesso que os amendoins caramelizados foram uma verdadeira surpresa boa e os homens da casa deliraram.

Amendoins Caramelizados

Obrigada, mamã Bação, por mais uma receita incrível.