Catalonia Yucatan Riviera

Parece mentira que estou de volta do México há mais de um mês. Imagino-me lá todos os dias – naquele calor tropical, naquelas águas quentes, nos mojitos e naquela paz de espírito que senti lá como há muito tempo que não sentia. Apesar de a realidade aqui ser bem diferente, ficam os bons momentos e todas as recordações. Essas, ninguém mas tira.

E, falando em boas recordações, não podia deixar de falar do hotel onde fiquei alojada – Catalonia Yucatan Riviera. Desde o momento da chegada ao momento da saída, não houve uma única pessoa do hotel que não fosse simpática, disponível e sorridente. E falo-vos das dezenas de pessoas da recepção, das limpezas, dos bares, dos restaurantes… Enfim, o staff ali é incrivelmente acessível e sempre, sempre disposto a ajudar.

Exterior

Se calhar convém referir que nunca tinha ficado num tipo de hotel destes. Apesar de ser um 4 estrelas, é um resort mesmo em cima da praia, com duas piscinas – cada uma delas, com um bar dentro onde podemos beber as bebidas dentro de água (AWESOME!!). Quando chegámos da viagem já era de noite e, por isso, não conseguimos ter o verdadeiro impacto da coisa mas, de manhã, quando saímos do quarto e fomos explorar, é que percebemos mais ou menos a dimensão do hotel.

Catalonia Yucatan Riviera Catalonia Yucatan Riviera Catalonia Yucatan Riviera

O quarto

Duas camas de solteira que pareciam de casal, uma televisão plasma, imenso espaço e uma varanda com vista directa para a piscina. O que é que eu podia mais? Nada! O ar condicionado nunca nos falhou, todos os dias nos vinham limpar o quarto e mudar as roupas de cama. Deixavam, até, diferentes animais feitos de toalhas todos os dias. Pequenos detalhes que nos deixavam ainda mais bem dispostas quando chegávamos ao quarto. E, da nossa varanda, como estávamos felizmente no piso 0, tínhamos visitas matinais de uns animais amorosos chamados sereques, que brincavam nas plantas mesmo em frente à nossa varanda. Um sonho, a sério!

Catalonia Yucatan Riviera Catalonia Yucatan Riviera

Animação

Para além disso, tem vários momentos de animação ao longo do dia para miúdos e graúdos que se encontrem no hotel. Para mim, confesso, chegou a ser aborrecido ser abordada taaaantas vezes pelos animadores que, mesmo estando a fazer o trabalho deles, foram por vezes demasiado intrusivos. Disso não gostei muito, mas virei-me para o lado e continuei o meu trabalho árduo de apanhar sol. Mas, quem for mais activo, pode fazer as várias aulas de dança, bingo, waterpolo, voley, etc. E, claro, muita animação especializada para as crianças também.

Catalonia Yucatan Riviera

Restauração e comida

Para quem, como eu, gosta de comer e comer bem, este tipo de hotéis são a opção perfeita! Há três restaurantes que funcionam em buffet e onde podemos comer e beber tudo o que quisermos, de manhã à noite. Quando entramos no restaurante, temos de esperar apenas para que alguém nos vá sentar e, depois disso, é começar a atacar a comida. No fundo, todos eles têm mais ou menos a mesma coisa, embora tenham todos uma graaaande variedade de comida. Entre fritos, grelhados, saladas, frutas, sobremesas e entradas, o mais difícil é mesmo decidir o que comer.

Eu, ao pequeno-almoço, ia sempre ter com o cozinheiro com um pratinho de fiambre, cogumelos e queijo para ele, ali no momento, me fazer uma omolete. E, para acompanhar, bebia sempre um dos 12 sumos naturais do dia que tinham à disposição. Mas, meus amigos, se quiserem começar o dia a beber tequilla, ali os vossos desejos são ordens.

Já ao almoço, normalmente, optava pelo mesmo sistema mas em massas: escolhia os ingredientes e o tipo de massa, e eles faziam-na no momento. Tirando isso, ia experimentando alguns pratos diferentes que via, mas sempre com alguns receios dos picantes.

Ao jantar, tínhamos 4 vales de outros restaurantes (normalmente pagos à parte) para experimentar. Fomos ao italiano, onde comi um óptimo risotto, ao japonês, com sushi e comida asiática e fomos ao mexicano. Pessoalmente, este último foi o que menos gostei mas valeu pelo espaço e pela decoração.

Catalonia Yucatan Riviera Catalonia Yucatan Riviera

Praia VS piscinas

Umas das minhas coisas preferidas do Catalonia Yucatan Riviera é o facto de, como tinha dito anteriormente, estar em cima da praia. Temos espreguiçadeiras nas piscinas e na praia e dá para andar a saltitar de um lado para o outro sem chatices. A minha recomendação, neste caso, é que, mal acordem, vão logo colocar a vossa toalha nas espreguiçadeiras para “marcar o lugar” enquanto se despacham e tomam o pequeno-almoço. É que os melhores lugares são logo ocupados. E, já agora, não vão carregados com toalhas porque o hotel disponibiliza todos os dias toalhas de praia novas. Quanto à praia, é mais sossegada porque não têm de levar com os animadores. Já a piscina, pelo menos uma delas, é sempre mais agitada e têm música todo o dia. É para todos os gostos, literalmente.

Eu andava normalmente a dar mergulhos nos dois lados, embora preferisse ir à praia porque adorava ver os peixes a passar por mim. A praia é limpa, a água é azul e chegámos até a ver um polvo nas rochas, a camuflar-se. Só experiências lindas que vale a pena partilhar.

Catalonia Yucatan Riviera Catalonia Yucatan Riviera Catalonia Yucatan Riviera

Localização

Este hotel está na zona de Puerto Aventuras, na Riviera Maya. Esta não é a zona, por excelência, da grande confusão. Felizmente para nós, que fomos à procura de paz e sossego. Aqui era tudo muito sossegado, com uma aldeola lá ao lado que chegámos visitar de bicicleta (algo que o hotel disponibiliza). A população, mesmo fora do resort, é muito simpática e não sentimos medo em momento algum. Ok, talvez eu tenha sentido algum receio quando estávamos no meio do mato, a pé, de chinelos, sem pessoas à vista e quando vimos, esmagado, aquilo que tenho quase 100% de certeza que é um escorpião.

Estávamos também bastante perto de Tulum (cerca de 70km), de Akumal (cerca de 20km) e de Playa Del Carmen (cerca de 15km) e Xcaret (cerca de 10km), tudo locais obrigatórios de visita. Já o mais longe foi mesmo Chichen Itza, que demorámos mais de 3 horas de carro em cada um dos sentidos. Sim, alugámos um carro no hotel por cerca de 60€/dia, durante 3 dias, e foi a melhor decisão que tomámos para andar a ver as coisas.

Catalonia Yucatan Riviera

Ambiente

O ambiente é muito familiar. Eram sobretudo grandes famílias ou casais e nada de confusões. Os poucos grupos de amigos eram pouco barulhentos e é mesmo perfeito para quem quer ir descansar. Para mim, foi o ambiente perfeito.

Catalonia Yucatan Riviera

Conseguem ver ali todos os peixes?

Discoteca

Este foi o único fail. Podia não ter suficientemente “alegre” para entrar no espírito, mas achei a discoteca do hotel muito pobrezinha. Mas, lá está, tem também a ver com o ambiente. Famílias não querem propriamente andar a dançar que nem uns doidos depois de um dia inteiro a “aturar os miúdos” na piscina, certo?

Catalonia Yucatan Riviera

Conclusão:

Estou RENDIDA ao hotel e, se pudesse, voltava já outra vez e ficava naquele. Sem pensar duas vezes. Adorei o staff, adorei a construção do hotel, adorei tudo, sei lá. Ficou mesmo bem gravado em mim todos os bons momentos que lá passei e vou sempre transportar comigo as melhores das impressões dos hotéis Catalonia. Quando for em próximas viagens, é lá que vou procurar ficar. E recomendo vivamente o Catalonia Yucatan Riviera para quem, como eu, quer uma estadia de qualidade, com praia e piscina, boa localização, boa comida e longe da confusão.