Workshop de Natal Bimby

Ainda não tive oportunidade de partilhar convosco a minha excitação por ter comprado a Bimby, em Agosto. Na verdade, foi uma oferta muito generosa da minha mãe para o meu aniversário, que se prontificou a ajudar-me em tudo o que pudesse facilitar a minha vida e, como tal, ofereceu-me metade do valor da maquineta.

Sei que existe, no mundo da culinária, uma discussão muito acesa em relação a dois grandes temas. Primeiro, sobre a (in)utilidade dos robots de cozinha. Há quem os defenda com unhas e dentes, e há quem os deteste ou rejeite pelo facto de não dispensar a experiência dos tachos e do fogão. Segundo, sobre a opção da Bimby ou de robots de cozinha de outras marcas, mais acessíveis.

Sobre o primeiro tema, posso desde já dizer-vos que, compreendendo ambos os lados, sou adepta de tudo o que facilita a minha vida e me poupa tempo e espaço. E, como tal, um (bom) robot de cozinha é um aliado. Não queima a comida, não temos de nos preocupar se vai sair por fora do tacho, não temos de estar ao lado para mexer, etc. Permite-nos, então, aproveitar esse tempo que a máquina está a cozinhar para fazer outras coisas, com a certeza que não vamos queimar a casa. Mais ainda, só se suja mesmo o copo do robot, e não dois ou três tachos em simultâneo.

Sobre o segundo tema, vou confessar também que a minha ideia inicial era esperar que saísse a Yammi 2 para optar pela versão mais barata. Mas como os senhores estavam desde Dezembro de 2015 a fazer-nos esperar, e como a vida continua, acabei por ir a uma demonstração da nova Bimby e ficar rendida, pelo que sim, decidi pelo “topo de gama” e não me arrependo. É um investimento, feito com ajuda da mãezinha, mas que valeu muito a pena. Não posso falar sobre a qualidade de outros robots de cozinha, porque não os tenho nem os uso, mas a Bimby TM5 é, de facto, um espectáculo.

Infelizmente, ainda não a consegui explorar tanto quanto gostaria mas, agora que a minha vida está a acalmar e a organizar-se, estou também a conseguir pôr em prática receitas e ingredientes que nunca tinha feito nem usado.

Para quem, como eu, não sabe cozinhar – nem tem propriamente tempo nem gosto em aprender – a Bimby é perfeita! Tudo sai saboroso, e não há como enganar. E foi no contexto desta minha aprendizagem com a Bimby que fui convidada a estar presente num workshop de Natal da marca, na loja do Restelo. É que a Vorwerk, nome da marca por detrás da Bimby, organiza frequentemente workshops deste género, super úteis.

Num grupo super engraçado, com pessoas de todas as áreas, ficámos a conhecer um pouco melhor as potencialidades da máquina mas, mais importante ainda, recebemos e pusemos em prática receitas exclusivas para o Natal.

Dividimo-nos em grupos por ilhas de trabalho, cada uma equipada com tudo aquilo que íamos precisar para o desafio – não só em ingredientes, como em equipamentos (forno, lava-loiça, facas, etc). Cada grupo tinha o desafio de fazer uma das receitas do workshop e, no final, iríamos jantar aquilo que tínhamos cozinhado.

Workshop de Natal BimbyEntre gargalhadas e muitos petiscos, o meu grupo, composto por mim e pelo casal mais divertido de sempre (a Sara Branco e o David Caldeira do blog Definitivamente São Dois e do theREDProject) ficou encarregue de fazer o bolo rei.

Workshop de Natal Bimby Workshop de Natal Bimby Workshop de Natal BimbyEnquanto isso, outros grupos faziam um prato vegetariano com cogumelos e batata doce, outro fazia um bacalhau com legumes, outro fazia uma sopa de camarão e, no final, foi um rico banquete com opções muito diversas e originais para o Natal, com muito pouco trabalho.

Workshop de Natal BimbyPara quem tem Bimby e gosta de cozinhar, os vários workshops da marca podem ser um presente útil e bem desejado, por isso fica desde já a sugestão para os bimbólicos espalhados pelo país.

Posto tudo isto, a minha família este Natal vai ser “obrigada” a comer os meus pratos natalícios que aprendi neste workshop. E, enquanto a Bimby faz o trabalho chato, eu vou estar a desfrutar melhor cada momento junto de quem é importante. Até lá, deliciem-se com algumas das restantes receitas do workshop de Natal Bimby. Workshop de Natal Bimby Workshop de Natal Bimby Workshop de Natal Bimby Workshop de Natal Bimby