7 formas de melhorar um dia mau

Todos temos dias maus. Ou menos bons. Nem sempre conseguimos acordar bem dispostos com a vida, optimistas e sorridentes. Para além disso, há dias que começam mal. Que nos fazem pensar “Que merda, porque é que me levantei da cama hoje?”. Porque entornámos o café na blusa mesmo a chegar àquela reunião tão importante. Porque o carro teve um furo. Porque perdemos o comboio. Porque partimos o salto a caminho ou porque nos esquecemos de algo importante em casa. Mas lá porque um dia começou torto, não quer dizer que não melhore.

E isso não depende dos outros – depende de nós. Temos a capacidade de alterar o nosso estado de humor e, por isso, partilho convosco 7 formas de melhorar um dia mau.

Difundir óleos essenciais

Nem todos os óleos essenciais têm esse efeito mas a camomila, a lavanda e a hortelã têm esse poder de acalmar. A aromoterapia tem resultados comprovados neste campo e há quem opte por colocar os óleos no banho, usá-los em massagens corporais ou até mesmo aquecê-los para aromatizar a casa.

Preparar uma chávena de chá

Sou suspeita porque sou viciada em chá, especialmente preto. Não é o mais relaxante mas há muitas ervas que o são. Põe a água a ferver, escolhe uma saqueta de chá (ou uma mistura de ervas) e prepara a tua chávena ou um bule inteiro (normalmente é o meu caso). É que, vistas as coisas, o próprio ritual de preparar o chá pode ser tão relaxante quanto beber o próprio chá.

Dar um passeio

Seja de carro ou a pé, dar um passeio ajuda a refrescar as ideias, especialmente com ar puro à mistura. Claro que o ideal é ser perto de uma paisagem relaxante, como o mar ou o campo, mas a essência é simplesmente desfrutar do passeio.

Mimar o teu animal de estimação

Tens um animal de estimação? Então fica a saber que há poucas coisas que ajudem a relaxar tanto quanto fazer festinhas a um animal. Tenho dois cães cá em casa e sempre que estou stressada ou irritada, perco ainda mais tempo a mima-los. Não há dúvida que fico muito menos exaltada depois. Os bichos são qualquer coisa de fantástico, não são?

Ouvir boa música

Num dia bom, acordo com música na cabeça e canto que me farto durante todo o dia. A música levanta o astral. É por isso que, quando estiverem a ter um dia mau, tenham uma playlist preparada para animar. Há uma música que nunca falha na tarefa de me deixar bem disposta e optimista: “Unwritten”, da Natasha Bedingfield, pela letra e pelo ritmo, mas há outras que também me põem sempre a abanar “Are You Gonna Be My Girl?”, “Hey Ya” e por aí fora.

Pôr maquilhagem

Quando o dia começa mal, e especialmente quando nos sentimos em baixo (as mulheres têm o dom de acordar várias vezes a acharem-se feias), não há nada como investirmos em nós! Uma base, um bom rímel e um batom tchanan é o suficiente para nos sentirmos poderosas e capazes (é o poder da maquilhagem, minha gente).

Tomar um banho de água quente

Há poucas coisas que me saibam tão bem como um banho de água quente. Especialmente aqueles cheios de espuma, à luz das velas, com uma boa música de fundo. Aquele cenário quase Hollywoodesco, sabem? Bem sei que um banho de espuma envolve muitos litros de água e é por isso que o deixo para o fim – para uma emergência. Apesar de ser considerado um desperdício de água, há dias em que pode ser a derradeira solução para um dia mau.

Quais são as vossas formas de melhorar um dia mau? Põem em prática alguma destas dicas ou optam por outras?