México Chichen Itza

As férias são o ponto alto do nosso ano e o motivo pelo qual nos matamos a trabalhar. É claro que, depois de todo aquele sofrimento durante o ano, queremos é ter uns dias para descansar, relaxar e aproveitar ao máximo.

Estar de férias é, também, pelo menos para mim, parar de pensar em calorias. É dar a mim mesma a paz que mereço, certo? Bem… mais ou menos. A verdade é que se torna muito difícil, depois das férias, voltar à rotina. Seja ao exercício físico ou à alimentação (mais) saudável, custa mais quando nos começamos a habituar à boa vida… e comida.

Como estamos em época de férias, aqui ficam 7 dicas para ser saudável nas férias e em viagens.

1 – Snacks saudáveis: Para ir para a praia ou para passear, devem andar sempre com snacks saudáveis convosco. Algo como ovos cozidos, frutos secos, fruta ou barras energéticas caseiras (e com pouco açúcar) são excelentes opções para nunca passarem fome.

2 – Levar vitaminas: Um multi-vitamínico é importante em qualquer altura do ano, mas ganha particular importância se vamos viajar e não sabemos se vamos dar ao nosso corpo as vitaminas que ele necessita.

3 – Ser activo/a: Quer estejam a pensar num destino turístico onde a única coisa a fazer é ir a banhos, quer estejam a pensar ir explorar uma localidade, é fundamental manterem-se activos. Caminhadas na praia, excursões, dançar a noite toda, jogar raquetes ou nadar muito. O que importa é mexerem-se.

4 – Um chá “digestivo”: Todos sabemos o quão desconfortável é, numa viagem em que só queremos relaxar, termos aqueles problemas intestinais que nos fazem sentir inchadas e mal dispostas. Se são aquele tipo de pessoa que precisa de uma ajuda extra neste campo, há vários chás que ajudam a pôr o intestino a funcionar.

5 – Descansar: Sim, tudo o resto é importante mas não há nada mais importante para a nossa saúde total (mental e física) do que, efectivamente, descansar. Aproveitem as férias para fazerem o que gostam e reabastecer energias.

6 – Hidratação: Talvez ainda mais importante do que os snacks e as vitaminas, é a água. Nas férias temos por hábito abusar das bebidas alcóolicas, refrigerantes e afins, e esquecemo-nos de beber água. Contudo, sobretudo se forem para um destino quente, bebam cerca de 2 litos de água por dia. A hidratação é fundamental!

7 – Um ou outro pecado: Especialmente se forem extremamente regradas durante todo o ano, esta é a altura em que merecem, sem dúvida, cometer um ou outro pecado. Bebam aquele mojito delicioso, devorem aquela pizza e lambuzem-se naquele gelado. Um dia não são dias por isso saboreiem tudo até ao último minuto, tentando contrabalançar com o resto, claro.

Boas férias!