Os cabelos sofrem horrores no Verão e eu torturava sempre o meu nesta altura. Exposto a potentes agressões como o cloro, o sal e o sol, o cabelo fica muito danificado nestes meses mais quentes. Contudo, há alguns truques que devemos pôr em prática se queremos poupar o nosso cabelo e, assim, evitar dar-lhe uma tesourada gigante no final do Verão.

1. Não prender o cabelo. Ao que parece, fazer um rabo-de-cavalo ou coque com o cabelo ainda molhado (e com sal ou cloro) é altamente prejudicial para a saúde do nosso cabelo.

2. Molhar o cabelo antes e depois. Devemos evitar mergulhar com o cabelo ainda seco, pois assim vai absorver mais cloro ou sal. Por isso, devemos molhar primeiro o cabelo num duche ou com água mineral. Por outro lado, também devemos passar novamente o cabelo por água “potável”, para remover o sal e o cloro.

3. Utilizar um protector. Devemos fazê-lo a cada duas horas durante a exposição solar ou após cada ida à água. Estou a usar o Shimmer Oil, da linha BC Sun Protect, da Schwarzkopf. e adoro tudo nele. Adoro o facto de ser em spray, porque torna a aplicação mais fácil. Tem um cheiro fantástico a Verão e deixa o cabelo desembaraçado e perfumado. Tem protecção UVA e UVB, protecção de cor e contra radicais livres. É um spray que tanto pode ser usado em cabelos secos como em cabelos molhados, desde que seja agitado antes. Também tem óleo de Monoi que é dos ingredientes mais procurados nesta estação.

BC Sun Protect

4. Pentear o cabelo. Idealmente com um pente largo, é importante pentear os cabelos entre mergulhos. Eu faço-o com a minha Tangle Teezer começando pelas pontas e subindo progressivamente, sem forçar.

5. Tomar banho assim que possível. Quanto mais tempo demorarmos até lavar o cabelo, mais danificado ele fica. Devemos começar logo, no duche, por enxaguar o cabelo com água fria ou morna, esquecendo a água quente.

6. Usar os produtos certos. Há vários produtos no mercado destinados à hidratação intensiva e urgente que o nosso cabelo necessita nesta altura. Estou a usar o champô e spray condicionador da minha linha, a BC Sun Protect, da Schwarzkopf. Ambos contêm o mesmo óleo de Monoi e são de tamanho perfeito para levar de férias, uma vez que são de apenas 100ml. O cabelo recebe os cuidados que precisa, porque o champô e o amaciador fazem a protecção da cor e dos fios.

7. Evitar equipamentos quentes. Secador, prancha e outros equipamentos de styling deixam o nosso cabelo lindo mas, também, muito danificado. O ideal era deixarem o cabelo secar ao natural mas, se não conseguirem mesmo, não se devem esquecer de utilizar um protector térmico primeiro e, no fim, um bom sérum de hidratação de pontas.

Saibam mais sobre linha BC Sun Protect no site e encomendem online por menos de 17€, aqui.

Estas foram as sete dicas mais interessantes que andei a pesquisar mas ainda há muito para aprender. Se conhecerem outros salva-vidas do nosso cabelo, partilhem nos comentários as vossas sugestões.