O mundo está a converter-se a escolhas mais inteligentes e saudáveis. O vegetarianismo e o vegan são duas delas. Tem havido alguma confusão ou dificuldade em perceber o que distingue um vegan de um vegetariano. Aliás, dentro do vegetarianismo, há também diferentes categorias (há quem coma ovos e derivados do leite e há quem não o faça, por exemplo).

Não sou nem vegan, nem vegetariana. Infelizmente ainda gosto bastante de carne e de peixe para conseguir abdicar delas, mas respeito e admiro muito quem tem a força e determinação para o fazer. É por isso mesmo que vou começar a fazer algo diferente cá por casa – um ou dois dias por semana, não irei comer nem carne, nem peixe. Sei que é pouco, mas é melhor que nada. E, quem sabe, talvez seja um passo para algo mais definitivo e mais radical.

Para me ajudar nesta tarefa, e a todos aqueles que pretendam fazer escolhas mais amigas dos animais e, também, mais saudáveis, procurei cinco receitas que quero experimentar JÁ!

Almôndegas de quinoa e couve flor

Fonte: thealmondeater.com

Desde que experimentei quinoa, fiquei fã. Apesar de até ser calórica (mais de 300calorias a cada 100 gramas), é uma alternativa fantástica à massa e ao arroz. Ainda estou a aprender a temperá-la para que fique com um sabor diferente (aceitam-se todas as sugestões) mas esta receita do The Almond Eater deixou-me de água na boca. Almôndegas são um dos meus pratos preferidos e, embora não goste de couve-flor, acredito que esta mistura que fazem resulte bem.

Leiam a receita no The Almond Eater: https://thealmondeater.com/2016/02/buffalo-cauliflower-quinoa-meatballs/

Risotto de cogumelos

Fonte: Wallflowerkitchen.com

Risotto é uma perdição. Dizem que é um prato mais complexo de conseguir fazer na perfeição mas irei tentar esta receita com a minha Bimby (com ela, nunca falha). O site Wallflower Kitchen partilhou esta receita deliciosa que me deixou de água na boca. São apenas cinco ingredientes e tem tudo para dar certo!

Leiam a receita no Wallflower Kitchen: http://wallflowerkitchen.com/creamy-mushroom-risotto-vegan-gf/

Brownies Vegan

Fonte: Beamingbaker.com

Não gosto de doces mas este brownie vegan pareceu-me a sobremesa perfeita para tentar converter o pessoal cá de casa a doces vegan. A receita é do site Beaming Baker e o brownie fica com um ar tão suculento que até eu fiquei com vontade de experimentar.

Leiam a receita no Beaming Baker: https://beamingbaker.com/best-vegan-brownies/

Vegetais fritos

Fonte: createmindfully.com

Podem ser comidos como entrada ou como prato principal mas a ideia é simples: uma mistura de vegetais fritos. Apesar de não gostar de vegetais, o facto de ser acompanhado por um molho fez-me pensar que talvez seja uma maneira interessante de me fazer comer vegetais. A receita é do Create Mindfully e tem um toque a comida indiana.

Leiam a receita completa no Create Mindfully, aqui: https://createmindfully.com/vegetable-fritters/

Pizza de pesto

Fonte: Delishknlowledge.com

Quem adora pizza ponha a mão no ar! Eu pus as duas porque ADORO pizza e tudo o que seja comida italiana. Claro está que esta receita do site Delish Knowledge me deixou de água na boca e com vontade de experimentar já ao jantar. Os ingredientes são tudo de bom!

Leiam a receita em Delish Knowledge, aqui: https://www.delishknowledge.com/vegan-pesto-pizza/

Conhecem alguma boa receita vegan que queiram partilhar?