Bárbara Bação Living in Bs Shoes 5 hábitos que podem melhorar a saúde

Não há nada como começar a semana com dicas para nos pormos mais bem dispostos e mais saudáveis, certo? Para além de querer emagrecer ainda mais um pouco, quero continuar a sentir-me cada vez melhor no meu corpo. Tenho lido bastantes artigos sobre pequenos hábitos que podem melhorar a saúde e o corpo e que não custa nada. Não sei se resultam porque os estou a fazer há tão pouco tempo que não é justo tecer grandes opiniões. Espero, no entanto, que comentem abaixo se já experimentaram alguns destes métodos, como se sentem/sentiram com eles e quais os hábitos que têm.

  1. Um copo de água morna com limão em jejum.

Há anos que oiço e leio vários casos de pessoas que costumam fazê-lo todos os dias e que sentem melhorias fantásticas desde que o começaram a fazer. Há quem o faça com meio limão, há quem o faça apenas com umas gotas. Não vos vou dizer que é a bebida mais deliciosa do mundo mas

  1. Fazer alongamentos.

Quando passo muitas horas sentada ou numa posição chata, gosto de me espreguiçar e fazer alongamentos. Ajuda-me a descontrair os músculos e sinto-me logo menos tensa e mais relaxada. Se não o puder fazer no local de trabalho, tento fazê-lo na casa de banho (onde ninguém em vê) mas sabe-me sempre bem alongar os braços, as pernas e o pescoço ao longo do dia.

  1. Evitar as redes sociais antes de dormir.

É um hábito que tenho e que me deixa ainda mais desperta antes de dormir. A luz dos ecrãs (televisão, computador ou telemóvel) quando já estou deitada de luz apagada deixa-me mais desperta e demoro cada vez mais tempo a adormecer. Como a hora de acordar se mantém a mesma, isso significa que durmo menos… e fico mais rezingona e cansada no dia a seguir.

  1. Beber realmente bastante água.

O meu corpo ressente-se logo quando lhe dou pouca água. Os intestinos funcionam pior, a pele fica mais seca e a barriga começa a inchar. Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia é fundamental até porque, muitas vezes, eu própria confundo fome com sede. Um corpo hidratado é um corpo mais funcional. Agora ando sempre com uma garrafa de 1,5 litros dentro da mala e tenho de a beber durante o dia todos (às vezes acrescento gengibre e canela para lhe dar sabor).

  1. Exercício físico – pelo menos uma caminhada

Desde a operação que me tornei mais preguiçosa. Consequentemente, sinto-me cada vez mais cansada a fazer o mínimo esforço. Parece que só estou bem sentada ou deitada embora saiba que é meu dever contrariar esta tendência e começar a praticar exercício físico.

Regressei ao Fitness Hut precisamente por isso e o meu objectivo é ir pelo menos 3 vezes por semana. Mais do que emagrecer/perder volume, quero muito trabalhar a musculatura das minhas costas porque estou a ficar meio corcunda e das pernas/rabo. Sei que o cardio é importante mas ficará para segundo plano, pelo menos de acordo com o meu PT. Vou-vos relatando a experiência no próximo #BsRoadToFit.

E os vossos hábitos, quais são?