5 Dicas para poupar (e facilitar) as compras de Natal

Parece-vos prematuro, nos primeiros dias de Novembro, estarmos a falar de comprar presentes de Natal? Acreditem, não é. Sou uma das poucas pessoas que conheço que planeia o Natal com muita antecedência o que me ajuda a evitar aquela multidão que me deixa angustiada nos quinze dias que antecipam a noite de Natal. E como? Através de planeamento! Quero partilhar convosco já os meus métodos de planeamento para me organizar e, também, poupar dinheiro na altura de comprar presentes de Natal.

  1. Fazer a lista de todas as pessoas a quem quero oferecer um presente

É fundamental termos uma lista de “presenteados” para não cairmos em tentação de oferecer a mais pessoas do que aquelas que tínhamos planeado. Estamos em crise e, por isso, só ofereço mesmo um presente às pessoas de quem realmente gosto e àquelas que me têm ajudado ao longo do ano e que, por isso, gostaria de lhes agradecer de uma forma especial. Fiz uma lista para este ano que podem fazer download gratuitamente e imprimir, para ser mais fácil.

Depois da lista feita, é preciso pensar naquilo que se quer oferecer a cada pessoa, bem como o preço do produto/serviço que vamos oferecer (ou um tecto máximo para aquele presente). Logo a seguir, comecem a pensar nos locais onde podem encontrar esse presente, para começarem logo a comparar preços e perceber onde é mais barato.

Clica aqui para fazeres o download gratuito da Lista de Natal 2017

Fazer compras online

Para grande parte dos presentes, as encomendas online são uma excelente opção. Primeiro porque nos fazem evitar horas de chatices nas filas das lojas. Segundo porque escusamos de andar carregadas pelo shopping todo. Terceiro porque online há sempre promoções a decorrer onde os produtos ficam mais baratos. E quarto porque há sites como o Ebay onde é muito fácil encomendar produtos fora do comum a preços surpreendentemente mais acessíveis.

Aproveitar as promoções

É muito comum as marcas começarem a fazer promoções nas semanas que antecedem o natal, seja em espaço físico ou online. Especialmente os brinquedos para os miúdos chegam aos 50% de desconto cerca de 1 ou 2 meses antes (as miúdas cá da família agradecem e eu abasteço-me sempre nessa altura). Também online é comum aparecerem muitas promoções, especialmente em sites de descontos. Aproveitem para espreitar o Forretas.com onde, todos os dias, agrega as promoções de todos os sites de descontos – produtos de beleza, viagens, massagens, refeições, etc. As escolhas são muito amplas e encontrarão seguramente experiências que valem a pena a preços, por vezes, acima dos 50%.

Oferecer em conjunto

Há certas pessoas a quem é mais fácil (e económico) oferecer um presente em conjunto. Para além de ficar mais barato para vocês, podem conseguir comprar algo melhor/mais caro se forem duas ou mais pessoas a oferecer em conjunto. Por exemplo, costumo juntar-me ao meu irmão no Natal para oferecer presentes aos nossos pais e avós.

Do it Yourself

Os DIY são uma excelente maneira de oferecer presentes com muito significado e, na maioria das vezes, a preços bastante acessíveis. Uma tela pintada por nós com uma colagem de fotografias e recortes, uma caixa de bijuterias, enfim… as possibilidades são infinitas e basta dar largas à imaginação (ou procurar no Youtube os tutoriais, of course!)

Utilizam estas dicas para poupar no Natal? Preferem deixar as compras para a véspera? Contem-me os vossos truques todos!