Natal Sem Engordar

Todos sabemos que, na altura do Natal, a tendência é ganhar uns quilinhos a mais. Primeiro com os jantares de Natal de amigos e da empresa, depois no 24 e 25 naquelas mesas recheadas de doces e, logo a seguir, com o Reveillon. Ou seja, excessos e mais excessos.

Como não quero arruinar o meu esforço até agora, pedi ajuda à Sara Frija, nutricionista que me acompanha na Be-Slim, para me explicar algumas dicas para sobreviver ao Natal sem engordar, que hoje partilhamos convosco:

– Antes de iniciar a refeição analise todas as opções alimentares disponíveis e faça as suas escolhas de forma a não cair em tentação de comer em excesso e conseguir controlar as quantidades. O ideal é comer de tudo um pouco mas em pequeninas quantidades.

– Mesmo no dia 24 e 25 deve de respeitar os intervalos de 3 horas entre as refeições e fazer os lanches intermédios, para que não chegue à refeição com muita fome e acabe por comer uma quantidade muito superior à recomendada. Até pode reforçar um pouco o lanche anterior à refeição principal para controlar melhor o seu apetite.

Inicie as suas refeições de Natal sempre com uma sopa de legumes. Esta é pouco calórica e muito nutritiva e saciante, fazendo com que reduza o apetite para o prato principal.

Acompanhe sempre o prato principal com vegetais cozidos, crus, salteados, ou no forno. Ocupe cerca de metade do prato com estes alimentos. Vai ver que assim acaba por comer uma menor quantidade do prato propriamente dito e vai ficar igualmente saciada.

Diminua a quantidade de açúcar das sobremesas, optando por outras alternativas para dar sabor, como canela, fruta, compota de fruta em vez de creme de chocolate, leite em vez de natas. Dos doces natalícios, dê preferência à aletria, arroz doce, leite creme, que são confeccionados à base de leite e ovos, em detrimento das típicas filhós e sonhos que aos serem fritos possuem um elevado teor em gordura.

Estas cinco dicas foram gentilmente cedidas pela Be-Slim. Para saberem mais sobre o plano de acompanhamento personalizado, visitem o site e peçam uma avaliação gratuita.