uma noite de Natal sem stress

Por muito que seja uma quadra mágica, o Natal também tem um quê de stress. Especialmente para quem tem de preparar a casa e as refeições para receber a família. Felizmente, há alguns truques que ajudam a tornar a noite de Natal menos stressante. Leiam abaixo as 5 dicas para uma noite de Natal sem stress:

Prepara o máximo possível com antecedência

A organização e antecipação são a primeira grande estratégia para evitar (muito) stress e garantir que não falta nada. Começa desde já a definir tudo e a assentar tudo num papel. Que receitas vais fazer? Que ingredientes são necessários? Que elementos de decoração vais utilizar? O que é que precisas de comprar? Agenda também os dias para ires às compras e, se possível, com antecedência (para evitares as filas). Se tiveres tudo organizado e planeado, tens mais tempo livre no próprio dia para cozinhar e não stressar.

Não fazer tudo de raiz

Eu sei que é tentador tentarmos fazer tudo de raiz. Queremos impressionar a família com os nossos dotes na cozinha (ou com a ajuda da Bimby) mas isso envolve muito tempo e muitos nervos. Trust me, I know. Ninguém se vai chatear se comprares o bolo-rei na pastelaria da esquina, pois não? Pensa naquilo que requer mais tempo ou que tens menos jeito, e deixa isso para a lista de compras acima.

Pede ajuda à família

Na sequência da dica acima, também podes pedir ajuda à família e convidados. Se há alguma receita na qual sejam especialistas, podes pedir que tragam. Pode ser uma entrada ou uma sobremesa. Seja o que for, será menos uma tarefa para ti, com a certeza que é caseira e que todos vão gostar. Por exemplo, na minha família temos duas vegan e elas trazem sempre pelo menos um dos seus pratos/doces preferidos.

Prepara a mesa na noite anterior

Uma mesa bonita é meio caminho andado para impressionar a família toda e os deixar cheios de vontade de se sentarem. Primeiro, procura inspiração na internet (o Pinterest é um local perfeito para encontrares as mesas mais bonitas e os pormenores mais certeiros). Descobre aquilo que queres, dentro daquilo que tens (ou que estás disposta a comprar). E, na véspera, deixa a mesa posta. É menos uma preocupação no dia de Natal, que te vai dar tempo para o realmente importante.

Diverte-te!

Põe a tocar a tua playlist preferida de Natal (cá por casa escolho sempre Michael Buble ou Frank Sinatra), bebe um copo de vinho e diverte-te no processo! O mais importante é que te divirtas no processo e estejas de bom humor para receber a tua família e/ou amigos naquela que é a noite mais mágica do ano.