Alimentos a Evitar

1 – “Petiscos”

Não são necessariamente “maus alimentos”, mas uma vez que os começamos a comer, tornam-se extremamente viciantes e facilmente nos levarão a um excedente calórico.
Quantas vezes não deram por vocês a pensar “vou comer só uma!” e acabaram por comer várias porções? Por “petiscos” estou-me a referir a batatas fritas, bolachas, salgados, pastelarias, queijos, chouriços, pão, etc.

2 – Barras de cereais
Embora extremamente convenientes e fáceis de transportar, basta dar uma olhadela à tabela nutricional – estão carregadas de açúcar!
Sim, normalmente cada barrita terá menos de 100kcal, o que a faz parecer um bom snack pouco calórico, mas o seu valor nutricional afasta-a completamente da possibilidade de ser uma boa escolha. Para um snack fácil de transportar podem sempre optar por uma peça de fruta ou frutos secos. Caso queiram levar uma barrita consigo, procurem fazê-las em casa evitando adicionar açúcares indesejados!

3 – Iogurtes açucarados
O iogurte é um bom alimento – SIM.
Mas se for açucarado – EVITEM!
O iogurte por si só é uma excelente fonte de probióticos e pode ser uma excelente opção de snack quando bem combinado – tem uma boa quantidade de proteína (que a ajudará a sentir-se saciada) e caso seja natural não terá muito açúcar. Experimentem combinar o vosso iogurte com frutos secos ou sementes – adicionará boas fontes de gordura ou fibra, que vos trará saciedade durante mais tempo!

4 – Leite com chocolate
Um pouco como o caso dos iogurtes açucarados referido em cima – o leite, por si só, é um bom alimento. Tem uma boa quantidade de proteína cujo perfil aminoácido é muito muito favorável. No entanto, a adição de chocolate pouco ou nada contribui para o valor nutricional do leite – apenas lhe adiciona uma grande quantidade de açúcar e calorias.

– Francisco Bação

Leiam mais artigos para ficar em forma, aqui.