Huawei Mate S

Já tenho o meu Huawei Mate S há umas semanas, o que já me permitiu fazer um ponto de situação mais razoável sobre ele. Se estou satisfeita? Muito, e vou dar-vos 15 dos meus motivos para gostar deste telemóvel.

1 – Trazer uma capa:

Huawei Mate SUma das primeiras chatices quando se compra um telemóvel é ter de comprar, em conjunto, uma capa. Pelo menos, eu sou assim e sou ultra piegas quando tenho um telemóvel novo nas mãos – tenho de ter a certeza que não o vou riscar, o que implica comprar logo um protector de ecrã anti-riscos e uma capa traseira. Com o Huawei Mate S, para minha surpresa, não foi necessário. É que este modelo traz já uma capa que protege tanto a parte da frente como a de trás.

2 – Rapidez a carregar: Uma das primeiras coisas que me surpreendeu neste telefone foi a rapidez com que carrega quando ligado à electricidade. Quando dou por mim, já está a 100% com uma rapidez que nunca tinha visto em outro smartphone. Para mim, é uma mais-valia porque são várias as situações em que tenho pouco tempo para repor a carga e isto tem-me ajudado bastante.

3 – O design:

Huawei Mate SSim, é um telemóvel relativamente grande (um ecrã de 5,5 polegadas). Para alguns, é um problema mas, para mim, é uma vantagem. Por outro lado, a parte traseira é feita em metal, o que dá a sensação de robustez mas, visualmente, é também muito elegante. Para além disso, a parte traseira é, também, ligeiramente curvada.

4 – O flash frontal:

Living In Bs Shoes LondresPara quem gosta de tirar selfies, o flash frontal faz bastante diferença em situações nocturnas ou de pouca luz. Eu confesso que tenho usado esta novidade frequentemente e que gosto bastante do resultado, que já me permitiu até tirar selfies com amigos em bares com muito pouca luz.

5 – Ajustar o flash frontal – A câmara frontal do Huawei Mate S já vem com características fantásticas (como o panorama, o modo de beleza, a resolução e o flash) mas poder ajustar-se o flash da câmara frontal é uma raridade (nem sei se há outros telemóveis a fazê-lo). Ou seja, para quem tira selfies, pode ajustar a quantidade de luz que vem na sua direcção, podendo ser mais ou menos intensa. Seria bom também podermos fazer essa gestão na câmara traseira mas, na frontal, alguns olhos vão agradecer.

6 – O panorama frontal:

Panorama frontal Huawei Mate SQuem tira selfies sabe da dificuldade que é, muitas vezes, incluir um grande grupo de pessoas. Os selfie-sticks ajudam para quem tem paciência para andar com um atrás mas, com a opção do panorama frontal do Huawei Mate S, consigo apanhar sempre toda a gente de forma muito mais fácil, com apenas 3 disparos. É é preciso que as pessoas fiquem quietas no meio da palhaçada e o resultado é quase um olho-de-peixe.

7 – Desenhar no ecrã e ir para atalhos:

A câmara, internet, música e meteorologia estão apenas à distância de um desenho no ecrã. Por exemplo, se desenhar um C no ecrã com o nó dos dedos, abre-se a câmara. São atalhos divertidos que, para quem já se habituou a usar a função da Huawei do nó dos dedos, dá bastante jeito.

8 – Leitor de impressão digital:

Huawei Mate SSei que há outros telemóveis no mercado com esta funcionalidade, mas nunca a tinha experimentado. Por esse motivo, não tinha ponto de comparação. Mas uma coisa é certa, depois de ter configurado a minha impressão digital (podemos guardar até 5 impressões digitais diferentes), é um descanso e uma rapidez. Com esta funcionalidade consigo desbloquear o telemóvel em menos de nada, uso-a para tirar fotografias e passar as imagens no telemóvel. E é tudo feito de forma muito, muito rápida, em qualquer posição que esteja o dedo (o sensor funciona a 360º).

9 – A qualidade das imagens:

Qualidade Fotografia Huawei Mate SCom uma câmara frontal com 8MP e uma traseira de 13MP, é claro que as fotografias são um espectáculo. Sim, têm uma grande resolução e acabo por deixar já a máquina reflex em casa e levar apenas o telemóvel. Aliás, quando estou com os meus amigos, as fotos já têm de ser todas tiradas com o meu telemóvel, porque deixa os outros bem atrás na qualidade das fotos (e no resto, também). Isto devido à câmara de 13MP tem um estabilizador de imagem para fotografias mais finas e uma lente safira, que resiste aos riscos e permite entrar mais luz.

10 – Os desenhos de luz: Tal como o Huawei P8 que tive antes deste, o Huawei Mate S também permite fazer efeitos de luz, e dão fotografias tão giras. Dá para apostar na imaginação e fazer três tipos de efeitos diferentes.

11 – Os auriculares:

Huawei Mate SPode parecer um detalhe sem significado, mas os auriculares que vêm com o Huawei Mate S gritam premium por todo o lado. Têm uma componente metálica junto a cada um dos auriculares, bem como no microfone que permite aumentar e diminuir o volume.

12 – Captura de ecrã – Fotografia:

Captura de ecrã Huawei Mate S

Duas capturas de ecrã diferentes. À esquerda no formato pré-definido do coração, à direita o formato livre, desenhado por mim. O fundo é transparente, eu é que coloquei em encarnado para salientar o recorte.

Já tinha adorado esta funcionalidade no Huawei P8, e continuo a adorá-la no Huawei Mate S. Com um toque duplo com o nó dos dedos, conseguimos fazer uma captura de ecrã e editá-la imediatamente (recortar e partilhar). Por outro lado, desenhando no ecrã, conseguimos também recortar apenas aquilo que queremos, podendo a captura de ecrã ficar com a forma exacta que desenhámos.

13 – Captura de ecrã – Vídeo: Uma das novidades é a captura do ecrã em vídeo. Ou seja, quando accionam esta funcionalidade, tudo o que fizerem no ecrã de aí em diante, fica registado em vídeo, incluindo o som à volta. Poderá ser útil em várias ocasiões, embora eu reconheça que ainda não tenha sentido necessidade de a usar. Já o viram em prática no ponto 7.

14 – Ecrã à prova de água: Isto não significa que possamos ir com o Huawei Mate S para dentro de uma piscina. Não… Mas, caso caiam algumas pingas em cima do ecrã, não é suposto que infiltre e cause danos. Isto porque tem um nano-revestimento que repele a água e porque tem poucos orifícios onde tanto a água como a areia/poeira se possam infiltrar.

15 – Modo de fotografia profissional/manual:

Modo de fotografia profissional Huawei Mate SQuem tem uma câmara reflex (e usa o modo profissional), sabe o quão frustrante é usar, posteriormente, câmaras que não permitam mexer no ISO, etc etc. Por isso, e porque a Huawei tem investido bastante na câmara, desta vez permite, manualmente, escolhermos tudo tudo tudo rodando o selector.

Posto isto, posso dizer-vos que considero mesmo que este é um dos novos gigantes do mercado. A Huawei continua a mostrar que merece o destaque que tem tido, e estas 15 características que vos apresentei são apenas algumas das muitas pelas quais este telefone vale a pena. Pelo menos para quem procura um smartphone com alta perfomance e uma câmara fantástica.

Quem quiser comprá-lo, está à venda nas lojas do costume, por 699,99€.