12 coisas que tens de fazer JÁ antes de o ano terminar

Começar um novo ano é uma espécie de novo capítulo no livro das nossas vidas. Há uma espécie de lufada de ar fresco nas possibilidades que um novo ano nos traz. Parece que podemos deixar para trás as chatices e investirmos num melhor “eu”. Pelo menos, é o que sinto todos os anos quando batem as 12 badaladas. Não é que um novo ano traga milagres, mas é como se redobrasse as nossas forças para nos tentarmos melhorar. Por isso, há que terminar bem o ano e dar as boas vindas ao novo que aí bem. Supersticiosos ou não, a verdade é que não custa nada tentar! Aqui ficam 12 coisas que tens de fazer JÁ antes de o ano terminar.

  1. Faz uma lista dos 15 melhores momentos do ano. Pensa em tudo o que conquistaste em todos os níveis. Nas pessoas boas que entraram na tua vida. Nas tuas viagens. Nos teus projectos. Tudo aquilo que mais te fez feliz ao longo de 2018.
  2. Faz uma lista dos teus 10 piores momentos do ano. Para seguir em frente e melhorar, é preciso analisar também o que correu mal. Seja a nível amoroso, familiar ou profissional. O que te magoou? O que fizeste de errado?
  3. Enumera coisas que podias ter feito este ano e não fizeste, e porquê. É muito frequente deixarmos para amanhã algo que devíamos fazer hoje, mas muitas vezes o “amanhã” torna-se em semanas, meses e acaba por se perder no tempo. Lembra-te do que querias mesmo ter feito e não fizeste, e coloca nas tuas resoluções para o próximo ano.
  4. Faz uma boa acção. Ajudar os outros traz-nos sentimentos muito bons, e lembra-nos que os nossos problemas são tão pequeninos comparados com outros tão maiores. Doa dinheiro, roupa ou bens a uma instituição. Faz voluntariado. O que importa é ajudar.
  5. Doa 20 bens. É muito fácil acumularmos coisas que não precisamos ao longo de um ano. Esta é uma boa altura para fazer limpezas espirituais e materiais. Selecciona uma ou mais instituições a quem doar (podes ir alternando todos os anos, por exemplo) e dá aquilo que tens a mais e que sabes que nunca usas. Vais ver que o “desapego” tem um saborzinho especial.
  6. Agradece às pessoas que estiveram ao teu lado este ano. Os elogios nunca saem de moda, embora a maioria de nós se tenha esquecido do poder que um “obrigada” ou um “adoro-te” pode ter na vida e sentimentos das pessoas que não saem do nosso lado. Não te poupes. Se não o fizeste ao longo de 2017, ou mesmo que o tenhas feito, mima as pessoas. As “tuas pessoas”. Agradece-lhes o seu carinho, o seu amor.
  7. Pede desculpa pelos erros que cometeste. Todos cometemos erros. É inevitável. Por vezes dizemos palavras demasiado duras. Afastamo-nos nos nossos próprios problemas. Não valorizamos quem devemos. Assume onde falhaste, pede desculpa e trabalha para melhorar e compensar.
  8. Perdoa os outros pelos seus erros. Esta não é fácil. Nada fácil. Mas perdoar as pessoas que nos magoam tem um poder libertador. Não significa que as voltes a aceitar na tua vida. Mas o perdão que dás aos outros é uma forma de te libertares a ti.
  9. Actualiza o teu currículo. Ano novo, emprego novo? Nunca se sabe quando pode surgir uma nova oportunidade, por isso mais vale actualizar o nosso currículo e o nosso LinkedIn.
  10. Vai visitar as pessoas que nunca vês, mas de quem sentes falta. É tão fácil dizer “vamos beber um café um dia destes”, mas o dia nunca chega. Deixamos a nossa vida e os nossos problemas porem-se à frente dos nossos amigos, mas isso está (muito) mal. Marca já um dia e dedica-o a matar saudades das pessoas de quem gostas mas que nunca vês.
  11. Marca um check-up no médico. A saúde é algo que descuramos constantemente. Quando foi a última vez que foste a uma consulta de rotina? Que fizeste análises? Faz já a marcação de um check-up e mantem-te atenta à tua saúde.
  12. Faz uma lista de tudo aquilo que queres conquistar em 2018. Aquela viagem de sonho. Aquele projecto. Aquele passo em frente na relação. Uma mudança de casa. Uma tatuagem. Tudo é válido. Pensa naquilo que realmente queres conquistar em 2018 e mantém essa lista perto de ti.