TalkBand B2

Há coisa de um mês, mostrei-vos dois novos aparelhos tecnológicos que recebi para experimentar. Sobre o Huawei P8, o mais recente modelo da Huawei, já vos fiz uma primeira apresentação com as 13 funcionalidades que mais gosto no telemóvel mas, agora, chega a vez de vos falar da TalkBand B2, que entrou recentemente no mercado português.

Comecemos pelo início  – Nunca tinha usado qualquer tipo de gadget deste estilo, um wearable, e, como tal, a surpresa ainda foi maior do que para alguém que já tenha este tipo de pulseiras. Então, o que faz a TalkBand B2?

A TalkBand B2 permite juntar, numa só pulseira, a monitorização de atividades físicas e a incorporação de um auricular bluetooth (sim, existe um auricular algures escondido na pulseira, que poderão ver abaixo). No fundo, a TalkBand B2 é uma facilitadora da vida, tornando algumas tarefas ainda mais fáceis e práticas – desde ter o seu próprio kit mãos livres no pulso, contar as calorias e as horas de sono, relembrar os eventos que temos na agenda e acordar com um despertador especial que vibra… no pulso. Tudo melhora com a ajuda da app Huawei Wear Mobile, uma app intuitiva que sincroniza com a TalkBand B2 quando ligada por Bluetooth.

Para além disso, tem um design muito elegante, para ser usado tanto por homens como por mulheres (embora ache que os homens se irão sentir mais confortáveis com uma TalkBand B2 ao pulso), estando disponível em preto total, branco com visor metalizado ou castanho com visor dourado, sendo esta última versão mais cara porque a bracelete, ao contrário das outras, não é de borracha.

Mas vamos pôr mãos à obra. Mostro-vos em imagens algumas das coisas que conseguem fazer com a TalkBand B2.

1 – Alarme por vibração no pulso:

Talk Band B2 HuaweiLigando à aplicação no telemóvel, a Huawei Wear Mobile, é possível configurar a Talk Band B2 de modo a que, na hora a que temos o alarme, a pulseira vibre também. Penso que poucos serão aqueles que não acordem se algo no seu corpo começar a vibrar, e é uma boa alternativa para quem não gosta de acordar ao som daqueles toques irritantes dos despertadores. Eu, que não sou daquelas pessoas que ficam muito mal dispostas com os despertadores, gosto deste sistema diferente de acordar – sinto que é menos ‘agressivo’. 

2 – Atender chamadas: 

Talk Band B2 HuaweiPara quem não gosta de fios (seja porque se prendem em portas e outras coisas pelo caminho, porque se enrolam e é difícil tirar os nós ou por outro motivo qualquer, a TalkBand B2 permite atender telefonemas de forma muito rápida e prática com o auricular Bluetooth. Seja a conduzir ou noutra qualquer situação, é extremamente útil porque o nome da pessoa que liga aparece no visor da pulseira, e é só falar enquanto temos as mãos livres para fazer outras coisas.

3 – Ouvir música no auricular:

Talk Band B2 HuaweiDa mesma forma que permite atender chamadas, a TalkBand B2 também permite ouvir música sem fios. Para mim é óptimo, especialmente quando estou a cozinhar: pouso o telemóvel em cima da mesa e lá estou eu a ouvir a minha música preferida sem estar preocupada com os fios e sem me limitar a mobilidade.

4 – Monitorizar as horas de sono:

Talk Band B2 HuaweiHá quem leve a coisa de dormir as suas X horas de sono por noite muito a sério e, se é o vosso caso, então a TalkBand B2 tem uma possibilidade que lhe pode ser útil. Ao ter sensores que verificam quem estamos parados há muito tempo, ela assume que estamos a dormir e consegue analisar se é um sono profundo (ou se estamos às voltas na cama).

5 – Contar os passos que damos por dia:

Talk Band B2 HuaweiDe forma eficaz, a Talk Band conta o número de passos que damos por dia.  Na App, podemos escolher o nosso objectivo diário: exercício leve, médio ou avançado. O recomendado é, pelo menos, o médio, porque estabelece um número de passos mínimo de 10 mil, o recomendado por dia para um estilo de vida saudável. Existe uma pequena barra por baixo do contador de passos que vai sendo preenchida à medida que vamos caminhando. Quando chegamos a metade dos passos que temos de dar naquele dia, ela emite uma vibração e mostra, no visor, um fogo de artifício para celebrar o nosso sucesso no caminho para o objectivo (no meu caso, os 10 mil passos).

6 – Saber quantas calorias gastei por dia:

Talk Band B2 HuaweiConfesso que, como mulher, esta é das características que mais me agrada. Por captar os passos, a TalkBand B2 consegue mais ou menos identificar o número de calorias perdidas ao longo do dia. Não tenho como saber se é uma contagem muito ou pouco próxima da realidade, embora me pareça fidedigna pelo facto de não apresentar valores exagerados (o que, por outro lado, é desmotivador porque num dia normal, só com as deslocações normais que faço de trabalho-casa, gasto menos de 400kcal).

7 – Optimizar a contagem de calorias para actividades diferentes:

Talk Band B2 HuaweiA TalkBand B2 também permite contar calorias em outras actividades que não, simplesmente, a caminhada. A corrida e a bicicleta também estão incluídas nesta pulseira-maravilha, optimizando assim a contagem de calorias para estas actividades mais elaboradas que, claro, gastam mais calorias do que simplesmente caminhar.

8 – Fazer de cronómetro:

Talk Band B2 HuaweiReady, set, go! A TalkBand B2 tem também a opção de cronómetro, o que dá jeito em várias situações. A mim já me ajudou a ver o tempo de cozedura dos ovos, em tempo de repetição para certos exercícios no ginásio, etc.

9 – Carregar a bateria de forma ultra rápida:

Talk Band B2 HuaweiDiria que em coisa de 40 minutos, a TalkBand B2 fica totalmente carregada – e depois dura cinco dias sem problema nenhum, pelo menos sem muita utilização do BlueTooth (com ele sempre ligado ainda não experimentei, para poupar também a bateria do telemóvel).

10 – Ver as horas ao virar o pulso:

Talk Band B2 HuaweiDe forma inteligente, sempre que viro o pulso para dentro, como fazemos para ver as horas num relógio normal, o ecrã acende para mostrar as horas. No meu caso, optei pelo visor que inclui também a data e a bateria, para ter uma noção geral. Mas é uma opção útil – embora nem sempre resulte comigo quando viro o pulso para ver as horas. Para além disso, há outros tipos de mostradores disponíveis para mostrar as horas, é só preciso escolher aquele que vos dá mais jeito.

11 – Saber quando estás a precisar de actividade:

Talk Band B2 HuaweiEla sabe quando estamos parados há demasiado tempo e emite uma vibração de X em X tempo (caso estejamos sentados) para nos recordar de levantar o rabo da cadeira e fazer uma pequena caminhada. Para mim, é particularmente útil visto que trabalho à secretária, em frente a um computador, e preciso deste lembrete de vez em quando para me levantar e dar uma volta até à cozinha para ir buscar água, por exemplo. Senão dou por mim 2 ou mais horas seguidas alapardada na cadeira, sem me mexer.

Conclusão:

Ao contrário de outro tipo de wearables, a TalkBand B2 é muito completa. Vai muito para além das funções básicas de monitorização das actividades físicas e ganha toda uma nova dimensão com as características do despertador e lembrete de eventos. Já para não falar, obviamente, do brilhantismo e facilidade com que incorpora o auricular, que encaixa e desencaixa sem qualquer problema. É um gadget muito útil e que, comparado com outros que estive a ver do mesmo género, os bate aos pontos pela lista de funções que desempenha sem problemas.

Para os interessados em ver esta TalkBand B2 ao vivo, podem passar nas lojas de tecnologia mais comuns e encontrarão os modelos à venda por 169,90€ (preto ou prata) ou 199,90€ na versão Gold.